.

BANNER MOTIVO3 728x90px

Chapada Dimantina: Incêndio em local de difícil acesso ameaça maior devastação de área


Foto: Divulgação / Sema

A área do Pico das Almas, entre Rio de Contas, na Chapada Dimantina, e Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste, é considerada a de maior dificuldade para o controle do incêndio que atinge a região desde o final de semana passado.
A informação é do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que viaja novamente à Chapada nesta quinta-feira (3). Segundo o secretário, as características do local impedem, inclusive, o sobrevoo de aeronaves. “Esse é o pior ponto porque temos uma dificuldade operacional muito grande. Não dá nem para sobrevoar, nem para escalar”, informou .
Segundo Spengler, a área tem quase dois mil metros de altitude, com ângulo perto de 90° graus. O vento forte (chega a 40 nós), que emperra a chegada de helicópteros, e o número de pedras soltas frustram a chegada de bombeiros. Até o momento, cerca de 240 hectares foram consumidos pelo fogo. As causas são ainda desconhecidas.
Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), as chamas que atingiram a Serra dos Barbados foram controladas, mas há risco de retorno do fogo. Na região, continuam o trabalho de contenção do incêndio, 17 bombeiros, 10 brigadistas permanentes de Rio de Contas, 4 técnicos do Inema, 1 técnico da Defesa Civil do Estado e 4 brigadistas da prefeitura de Rio de Contas.

BN
Foto: Divulgação CEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário