SSA: Reformana Mata Escura mistura presos de facções e ameaça conflito

Agentes penitenciários que trabalham no Presídio Salvador temem tomada de comando e fuga em massa

“Teve uma situação que os internos do buracão mandaram um recado para os do principal dizendo que eles estavam sem poder para segurar uma tomada de poder do prédio”.

A mensagem acima pode não fazer muito sentido se vista isolada, mas aponta para um clima de tensão no sistema carcerário baiano. O alerta, em mensagem no app WhatsApp, foi feito por um agente penitenciário do Complexo da Mata Escura a um dos diretores do sindicato da categoria.

Segundo ele, há armas de fogo em poder de internos e existe uma ameaça de que os presos da facção Bonde do Maluco (BDM) – internos do “buracão” – planejam um ataque aos rivais do Comando da Paz (CP), que dominam o “prédio” principal do Presídio Salvador, dentro do complexo.

A ameaça de tomada de poder dentro de uma das unidades do maior complexo penitenciário da Bahia foi denunciada uma semana depois quase cem presos serem mortos em ataques em presídios do Amazonas e  Roraima.

Quem recebeu as denúncias sobre o caso na Bahia foi o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Geonias Oliveira, e o CORREIO teve acesso ao conteúdo com exclusividade. O nome dos agentes que fizeram o alerta foi preservado - eles temem represálias.

Por Bruno Wendel  -

Nenhum comentário:

Postar um comentário