Municípios abastecidos pelo sistema de Pedras Altas passarão a receber água da barragem de São José do Jacuípe

 Resultado de imagem para BARRAGEM DE SAO JOSE DO JACUIPE

A região atendida pelo sistema de abastecimento de água de Pedras Altas passará a receber água de dois mananciais a partir deste mês.  A falta de chuvas baixou o nível da Barragem de Pedras Altas, que está com apenas 16% de sua capacidade total de acumulação, o que levou a Embasa a adotar a medida para distribuição de água com a mistura das águas das Barragens de Pedras Altas e São José na proporção de 50% de água de cada manancial a partir desta semana, objetivando minimizar a taxa de rebaixamento da Barragem de Pedras Altas.

A mistura das águas dos mananciais visa preservar a barragem de Pedras Altas e garantir a continuidade do abastecimento até a chegada do próximo período chuvoso. Até lá a Embasa manterá a complementação do volume distribuído com água da barragem de São José do Jacuípe. “O momento se tornou mais crítico após a frustração das previsões de chuvas desde o mês de dezembro. Embora as poucas chuvas tenham contribuído para aliviar o sofrimento no campo, a Barragem não teve reposição,” esclarece o gerente da Unidade Regional da Embasa em Senhor do Bonfim, Vinicius Araújo Sousa.



Serão atingidas por esta medida:
São José do Jacuípe: Sede, Itatiaia, Embratel, Espinheiro, Caraíbas, Várzea Dantas e Vaca Brava; Capim Grosso: sede, Peixe, Caiçara, Melancia, Água Nova, Aroeira, Jenipapo, Curral de Pedra, Várzea do Mel, Mata do Estado e Recanto da Siriema; Município de Mairi: Aroeira e Bom Sucesso; Várzea da Roça: Várzea do Meio, Campo de São João, Canudos, Capoeira do Milho, Chapada, Cruz de Almas, Jenipapo, Jibóia, Pedrinhas; Santaluz: Algodões, Pereira, Fontinha, Maciel, Sisalândia; Queimadas: Nova Campina e Riacho da Onça; Quixabeira: sede, Jabuticaba, Cova dos Anjos, Alto do Capim, Várzea do Canto, Várzea dos Cágados, Baixa Grande, Mandacaru, Piloto, Campo Verde, Ramal e Várzea Dantas; Jacobina: Alto da Bela Vista, Junco e Paraíso; Caém: Gonçalinho e Gonçalo

Os municípios de Santaluz, Queimadas e Jacobina já entraram em regime de racionamento desde o mês de março. A mesma medida passará a ser adotada, ainda este mês, em São José do Jacuípe, Capim Grosso, Várzea do Roça e Caém.

Recomendações

É importante que a população adote medidas de uso racional da água, evitando uso de água potável para a lavagem de carros e calçadas ou rega de plantas e jardins, sendo recomendável o reuso da água de lavagem de roupas, por exemplo.

Atendimento e orientação ao usuário

Dúvidas e orientações podem ser acessadas pelo telefone 0800 0555 195 ou nos pontos de atendimento da Embasa nos municípios. 

Att

Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário