"Emenda Lula" quer barrar prisão de candidatos a presidente até 8 meses antes de eleição


Resultado de imagem para deputado propoe que candidato a presidente so pode ser preso em flagrante 8 meses antes da eleição


O relator da reforma política na comissão especial da Câmara dos Deputados, deputado Vicente Cândido (PT-SP), incluiu em seu parecer um artigo para impedir que candidatos sejam presos até oito meses antes das eleições. Se aceita, a regra já valeria para as eleições de 2018. 

A proposta do deputado altera o artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes da eleição. A medida foi apelidada de "Emenda Lula" e virou um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na manhã deste sábado. 




Segundo o jornal "Estado de S.Paulo", o trecho foi incluído no relatório do deputado "sem alarde". O tema não foi discutido pela comissão em sua última sessão. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado, que informou que ele não irá se manifestar no momento. 


O UOL confirmou que o texto foi modificado no complemento de voto divulgado na última quinta-feira (13), um dia após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).  

A ideia, segundo Candido, é colocar o relatório da comissão da reforma política em votação na primeira semana de agosto. Para valer para as eleições de 2018, a reforma tem que passar pela Câmara e pelo Senado até setembro. 

Para Lula e políticos investigados 

Vicente Cândido afirmou que a emenda pode, sim, beneficiar Lula, mas que foi pensada para blindar não só Lula, mas políticos investigados. 

" É uma norma para todos, para esse momento que vive o Brasil. , de muita judicialização da política, de uma política muito policialesca. "

 Salvo-conduto para candidatos 

O deputado propõe criar uma habilitação prévia da candidatura. O político teria que pedir um certificado à Justiça Eleitoral entre os dias 1º e 28 de fevereiro do ano da eleição. Com o documento, ganharia uma espécie de "salvo-conduto" que o impediria de ser preso  

 Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/07/15/emenda-lula-quer-impedir-candidatos-de-serem-presos-ate-8-meses-antes-das-eleicoes-diz-jornal.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário