|  | 
| Especialista explica que conhecimento e prevenção são armas contra o combate e campanha não deve ficar só no Outubro Rosa | 
O mês de outubro está chegando ao fim, mas a mensagem do Outubro Rosa precisa permanecer durante todos os meses do ano. A campanha, que nasceu para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, reforça que o cuidado com a saúde da mulher deve ser constante.
O câncer de mama é o tipo que mais atinge e mata mulheres em todo o mundo. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%. Por isso, manter uma rotina de autocuidado e de exames regulares é fundamental.
A médica ginecologista Cilmara Melo, especialista em Medicina Fetal e professora do curso de Medicina da Faculdade Ages, integrante da Inspirali — o maior ecossistema de educação em saúde do país — reforça a importância da campanha. Segundo ela, a conscientização tem transformado o comportamento das mulheres ao longo dos anos. “O conhecimento é a chave para que possamos nos proteger do câncer que mais mata mulheres no mundo. Quando se fala mais sobre o assunto e as pessoas se empoderam do conhecimento, elas ficam mais aptas a se protegerem das doenças”, destaca a médica.
Além dos exames, hábitos saudáveis também são grandes aliados na prevenção. Alimentação equilibrada, prática de atividade física, sono de qualidade e o controle do estresse ajudam a reduzir significativamente o risco de desenvolver o câncer de mama. O diagnóstico precoce é apontado como a principal arma contra o câncer de mama. Dados mostram que, quando detectado em estágios iniciais, o índice de sobrevida ultrapassa 90%, tornando o tratamento mais eficaz e menos invasivo.
Cilmara explica ainda que o histórico familiar representa apenas cerca de 10% dos casos de câncer de mama. Os outros 90% estão diretamente ligados aos hábitos de vida. Entre os principais fatores de risco estão sobrepeso, obesidade, sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada.
“A mulher precisa entender que manter o peso ideal, praticar atividade física regular, fortalecer-se emocionalmente e ter um sono saudável são medidas essenciais de prevenção”, ressalta a médica.
Além da adoção de um estilo de vida equilibrado, a realização da mamografia anual a partir dos 40 anos é considerada a forma mais eficaz de rastreamento e diagnóstico precoce, aumentando significativamente as chances de cura. “Hoje, enfatizamos que 90% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos com mudanças no estilo de vida. Atividade física, peso adequado e controle do estresse formam um tripé fundamental para a saúde da mulher”, conclui Cilmara Melo.
*Sobre o Outubro Rosa*
O Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos, durante uma corrida pela cura. Na ocasião, laços cor-de-rosa foram distribuídos como símbolo da importância do diagnóstico precoce da doença. No Brasil, o movimento ganhou força em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa, marcando o início das ações nacionais em prol da causa. A campanha pode até acabar no calendário, mas o cuidado com a vida e com a saúde da mulher deve durar o ano inteiro.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário