Quatro anos após descobrir ser 'casado' com cunhada, baiano consegue regularizar situação: 'Alívio'

 

Abel descobriu que estava casado com cunhada ao emitir segunda via de documento

.

Após quatro anos tentando se "divorciar" da cunhada, o baiano Abel Menezes finalmente conseguiu o feito nesta quinta-feira (17). Ele descobriu que estava casado com a esposa do irmão em 2021, ao emitir a segunda via de um documento no cartório. A família acredita que a confusão aconteceu por causa dos nomes praticamente idênticos dos irmãos: Abel e Acel.


"Foi um alívio, porque agora vou poder resolver várias coisas que estavam impedidas. Vou tirar meu RG, renovar minha CNH, tentar outra promoção no trabalho e assinar a união com a minha companheira", contou ao g1.

Para entender a história, é preciso voltar para novembro de 2012, quando o empreendedor Acel Menezes casou-se com a governanta Fábia Almeida. A cerimônia de "papel passado" aconteceu na cidade de Biritinga, no interior da Bahia, como consta na Certidão de Casamento emitida na época. No documento impresso que foi entregue para o casal, todos os dados estavam corretos. 

Nove anos se passaram sem intercorrências referentes aos documentos do casamento. Até que em 2021, o irmão de Acel, que se chama Abel, precisou emitir a segunda via da certidão de nascimento no cartório e o problema foi descoberto pela família. No sistema, constava que ele era casado com Fábia - e não o "marido certo", Acel.


Quando a segunda via de uma Certidão de Nascimento é emitida, há um espaço para observações referentes a averbações. No documento emitido por Abel, o "casamento" dele com a cunhada foi especificado nesse espaço.


O g1 tentou contato com o Cartório de Registro Civil de Serrinha para entender onde ocorreu o problema, mas não teve retorno. De acordo com o advogado da área da família, João Francisco Andrade Almeida, que representa Abel, o erro ocorreu no sistema do cartório, devido a similaridade dos nomes.


Há 60 dias, ele ingressou com um pedido na Justiça para que o problema fosse resolvido. Na nova Certidão de Nascimento de Abel, emitida nesta quinta-feira, não consta mais o casamento com Fábia, que agora está devidamente casada com o marido "verdadeiro", Acel.


Agora, além de comemorar o fim da confusão, a família pretende entrar com uma ação de reparação por danos morais contra o cartório, já que Abel perdeu uma oportunidade de promoção no trabalho por causa da confusão. (Saiba mais abaixo)



Tentativas para resolver o problema



Quando descobriu o problema em 2021, Abel entrou numa corrida contra o tempo para tentar resolver a questão. Na época, ele precisava fazer o RG para conseguir uma promoção no trabalho - oportunidade que acabou perdendo devido ao "casamento com a cunhada".


Além disso, ele não pôde se casar com sua companheira "verdadeira", porque nos sistema já estava casado.


Já o casal Fábia e Acel mora em Abrantes, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e desde que o problema foi descoberto passou a fazer viagens constantes para Serrinha, a 172 km de distância, onde todos os envolvidos são registrados.



"A gente ficava sabendo que a juíza estava na cidade, pegava o ônibus e ia correndo para Serrinha, mas sempre havia um impeditivo para nos atender", contou Acel.

Foram quatro anos de tentativas e diversas viagens sem nenhum sucesso. Para Fábia, a situação era revoltante, principalmente porque disseram para ela que uma das soluções era se divorciar do marido "original" para regularizar a situação.


Além das confusões burocráticas e gastos em viagens, os irmãos ainda precisaram lidar com as piadas dos amigos e vizinhos. "Brincavam que ela era casada com dois irmãos e a gente relevava para não se chatear, mas era uma situação constrangedora", afirmou Acel

Nenhum comentário:

Postar um comentário