.

BANNER MOTIVO3 728x90px


Moradores de Jacobina são capacitados para atuar contra a dengue
Mais de 1300 casos de dengue foram confirmados neste ano em Jacobina, um aumento acima de 600% em relação ao mesmo período de 2011, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). De acordo com esses dados e com as condições climáticas favoráveis, o Ministério da Saúde aponta que o município está em situação de alerta para eclosão de uma epidemia de dengue no próximo verão.
Em decorrência dessa realidade, cresce a preocupação da população participar ativamente na luta contra a dengue, uma vez que a grande maioria dos criadouros do Aedes aegypti, mais de 80%, são peri e intradomiciliar. Por isso, o município participa do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Secretaria de Saúde de Jacobina e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). 
Como parte das ações estratégicas do Projeto, na última semana de novembro, Gestores da Saúde e Secretários Municipais estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Saúde para uma prestação de contas. Na ocasião, os Coordenadores Municipais do Projeto apresentaram as atividades realizadas e planejadas, e também aproveitaram para solicitar, além de apoio institucional, técnicos das diversas secretarias para compor um Grupo de Trabalho Intersetorial.
“O Grupo de Trabalho Intersetorial é importante para agrupar pessoas dos diversos setores do município, e a partir de então captar representantes da comunidade para fortalecer o trabalho de mobilização contra a dengue”, afirmou Bárbara Vilas Bõas, Coordenadora Municipal.
Ainda durante a semana, no dia 29/11, foi promovida a Oficina de Capacitação dos Articuladores, formando um elo entre o poder público, privado e sociedade civil, onde moradores e Agentes de Saúde receberam informação sobre mobilização social, dengue, situação epidemiológica do município, e também foram orientados a construir um plano de ação com sugestões de atividades de mobilização a serem desenvolvidas nos bairros.
“Gostei muito de ter participado da oficina de capacitação, pude renovar meus conhecimentos e já estou planejando uma caminhada para conscientizar as pessoas sobre a dengue”, destacou Luciana Alves da Silva, Agente Comunitária de Saúde e articuladora do Projeto.
Os articuladores são orientados a se unir com a família, amigos e vizinhança, para formar grupos de trabalho para planejar e executar ações de mobilização com vistas à prevenção e o controle da dengue.
Além de Jacobina, mais 22 municípios baianos participam do projeto, todos identificados pelo Ministério da Saúde como prioritários nas ações de prevenção e controle da dengue. 

Taís Silva
Grupo Executivo de Trabalho da Dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário