JACOBINA: SEM AJUDA DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, ANDARILHO DORME NAS RUAS DA CIDADE


Esta semana contamos a história de seu  Manoel Francisco da Cruz Santos, 50 anos, que chegou a Jacobina vindo do município de Umburanas depois de um caminhada de dez dias a pé. Na oportunidade estivemos na sede do CAPS AD de Jacobina onde ele, acompanhado da servidora Cláudia, contou sua história e disse desejar um emprego que pudesse custear sua estadia ( Confira a matéria aqui ). Nos relatou que é natural da cidade de São Miguel das Matas, interior da Bahia, mas sua família mora no estado de São Paulo, no entanto desde que se separou da esposa em 2012 não teve mais contato com eles.


Um caso típico de uma pessoa como qualquer outra, que em determinado momento perdeu o rumo devido aos percalços da vida.




No fim de nosso bate papo a servidora do CAPS disse que o caso já havia sido comunicado a Secretaria de Ação Social do Município assim que ele tinha chegado lá após ser atendido na UPA da cidade e que estava no aguardo do encaminhamento que seria dado ao cidadão no sentido de lhe conseguir um lugar para se alimentar e passar as noites até que a sua situação fosse resolvida, entretanto, para nossa surpresa, ao passar pela Praça do Garimpeiro por volta das 23 horas identificamos seu Manoel na companhia de mais três pessoas dormindo na cobertura do Ponto de Taxi da Praça. Fomos ao encontro do grupo e falamos com seu Manoel e os outros cidadãos que estavam no local, mas apenas ele se dispôs a falar.

Ao perguntarmos por que  estava ali ele disse que não tinha onde ficar esta noite. " Ontem a moça da casa lá, " CAPS AD ", pagou o hotel pra mim e minha comida, mas hoje ela disse que não tinha como pagar o hotel de novo. Ela me deu minha comida mais uma vez as agora de noite eu tive que vir pra cá". Perguntamos a ele se alguém da Secretaria de Ação Social tinha entrado em contato com ele e seu Manoel disse que não; " A moça lá " Claudia" disse que tinha avisado a um povo de uma secretaria mas ninguém me procurou".


Tentamos contato com algum servidor da secretaria ou mesmo com a própria Claudia do CAPS mas devido ao horário não foi possível falar com ninguém. Seu Manoel e seus companheiros de praça continuam dormindo na rua. Ele disse que foi orientado a voltar no CAPS AD nesta sexta-feira.

Nestes momentos é impossível não lembrar da casa de apoio do bairro Nazaré que atendia munícipes de Jacobina e de várias cidades da região, mas que fechou suas portas por falta de interesse político. Um local que serviu de abrigo para centenas de pessoas como seu Manoel, que hoje é obrigado a dormir na rua, no entanto, isto não isenta a Secretaria do seu dever social, não só pra seu Manoel, mas também para outras pessoas em situação de rua, e é isto que se espera que aconteça nesta sexta-feira.

Bahia Acontece

Um comentário:

  1. Esse senhor Manoel ele é meu pai já estou a sua procura Ah um tempo esse é meu contato por favor se alguém sab onde ele está entre encotato comigo me chamo Andressa 77 981329371

    ResponderExcluir