/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/R/p/gaXrHOSx6PV46xJrWL3Q/elevador-google.jpg)
Neste sábado, também é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A igreja da santa fica na mesma região do Elevador Lacerda, no bairro do Comércio.
O Elevador Lacerda, um dos principais símbolos da capital baiana, faz aniversário nesta quinta-feira (8). O equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. O equipamento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873.
O elevador, como é popularmente chamado pelos baianos, liga a Cidade baixa a parte alta da capital baiana, e transporta centenas de pessoas nas quatro cabines. O equipamento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 7 de dezembro de 2006.
Da parte de cima do elevador, localizada na Praça Municipal da cidade, pode-se apreciar uma das vistas mais famosas de Salvador, a da Baía de Todos-os-Santos.
O equipamento é gerenciado Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e tem duas torres que somam 72 metros: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.
As viagens são feitas em aproximadamente 22 segundos. As passagens custam R$ 0,15. De acordo com dados da Semob, mais de 900 mil passageiros utilizam o transporte por mês, o que dá uma média de 28 mil pessoas por dia. O elevador funciona das 6h às 22h.
G1


Nenhum comentário:
Postar um comentário