CBF diz que VAR teve 98% de acerto .Entidade analisa liberar imagens de monitor para público


A Comissão de Arbitragem da CBF apresentou nesta segunda-feira, 19, em evento na sede da entidade, no Rio de Janeiro, um relatório sobre o funcionamento do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) no Campeonato Brasileiro. A entidade também anunciou uma novidade: a partir da primeira rodada do returno, os telespectadores poderão acompanhar as mesmas imagens usadas na sala do VAR no momento em que as revisões acontecem.

O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão, o ex-árbitro Leonardo Gaciba. Por enquanto, os replays dos lances só são mostrados depois que a equipe do VAR toma uma decisão, o que gerou diversas críticas de telespectadores, que passam longos minutos sem saber o que está ocorrendo. O áudio das conversas entre o árbitro de campo e os que estiverem operando o vídeo na cabine, contudo, seguirá restrito à equipe.



“Estamos estudando a possibilidade de mostrar também no estádio, pelo telão. O público terá total ciência do que o árbitro está checando no monitor. Só não fizemos isso anteriormente porque é um projeto novo, mas estamos ouvindo as críticas construtivas”, afirmou Gaciba.

Apesar das críticas ao árbitro de vídeo, o balanço na entidade é positivo. A CBF considera que houve 98% de acerto nos lances em que o VAR pode ser acionado (gols, expulsões, erros de identificação e pênaltis) da primeira até a 14ª rodada da Brasileirão. Nos 139 jogos realizados, 764 checagens de vídeo foram feitas, além de 87 revisões (quando o árbitro vai até o monitor).

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário