Jacobina: Comitê alerta para possível rompimento de barragem de rejeitos: Mineradora reafirma segurança da barragem

 


05/02/2021


Uma nota enviada a imprensa pelo  Comitê Popular de Luta pela Vida em Jacobina, cita um alerta preocupante de um possível rompimento da barragem de rejeitos da empresa Yamana Gold.

A nota cita os dois últimos acontecimentos registrados em Jacobina que tiveram grande repercussão em todo o estado; o no último dia 2 de dezembro do ano passado, quando houve um deslizamento de material utilizado na construção do talude da barragem e os tremores de terra oito dias depois, que podem ter tido origem nas explosões de subsolo comumente utilizadas na exploração mineral, e que pode ter afetado a estrutura da barragem.

Por fim o comitê conclama a população local a se engajar na luta “pelo meio ambiente, pela fiscalização e pelo desenvolvimento de uma economia alternativa local, que garanta o emprego das pessoas da cidade de maneira segura”.

 A redação do Bahia Acontece, após ter acesso a nota do Comitê, solicitou a ASCOM da Yamana Gold um posicionamento oficial da empresa sobre o documento emitido pelo  Comitê Popular de Luta pela Vida em Jacobina, e recebeu a seguinte nota:


CONFIRA


NOTA À IMPRENSA

A JMC Yamana Gold informa que a área de estoque da barragem de rejeitos encontra-se desinterditada desde 23/12/20, após o cumprimento e comprovação de todas as solicitações da Agência Nacional de Mineração - ANM.

Importante salientar que os fatores de segurança calculados após análises de estabilidade na barragem foram superiores aos valores mínimos requeridos em norma.

A empresa continua operando normalmente, em conformidade com as normas aplicáveis e a legislação vigente.



Att.

CONFIRA A NOTA DO COMITÊ NA INTEGRA






Nenhum comentário:

Postar um comentário