Na região de Santo Antônio, povoado de Itan, município município de Várzea Nova Bahia um produtor rural se surpreendem com um pé de bananeira que produziu dois cachos em uma árvore só.
A produção de dois ou mais cachos em uma bananeira corresponde a um fenômeno chamado de dicotomia. Normalmente, pode ocorrer na gema apical de crescimento da fruteira antes ou depois da diferenciação floral, gerando uma bifurcação no pseudocaule (região da bananeira formada por folhas que equivale ao tronco ou ao caule de outras culturas).
O processo pode resultar em duas ou mais partes da bananeira, cada uma com uma nova planta.
Como este fenômeno pode ocorrer por várias vezes, é possível encontrar bananeiras com número maior de pseudocaule, portanto, com mais cachos.
Se a dicotomia aparecer somente na inflorescência, haverá apenas um pseudocaule com dois ou mais cachos, com possibilidade de ser registrado até cinco cachos.
Entre as cultivares de bananeira, nas quais a dicotomia é identificada com frequência, estão são Mateus e são Tomé. Por fim reafirmo que tudo isto é a prova da existência de um ser supremo maior (Deus) e que tudo só existe com a permissão dele.
Curiosidades…’
Fonte LRN: facebook.com/share/1FuhopdMcR/
Nenhum comentário:
Postar um comentário