Segundo especialistas, a crescente moda de tamancos, anabelas e sapatilhas infantis com saltos está fazendo com que as crianças andem em postura errada, prejudicando o desenvolvimento normal e fazendo com que, a longo prazo, acarrete em danos graves para a coluna. O Projeto de Lei 1885/11, do deputado Décio Lima (PT-SC) entende por criança a pessoa até 12 anos de idade.
De acordo com o deputado, “a estrutura óssea infantil deforma-se com facilidade, de forma que a sobrecarga na parte da frente do pé provocada pelo uso de sapato de saltos altos pelas meninas pode causar deformações só corrigíveis por cirurgias”, alerta.





Uma vez aprovada a proposta, quem sempre gostou de comprar sapatilhas infantis com saltos vai sentir dificuldade em encontrá-las, uma vez que quem as vender, estará passível de punição. O projeto de lei prevê, em caso de descumprimento da determinação, o pagamento de multa, o fechamento do estabelecimento que fizer a venda e até a proibição de fabricação do produto.
Os infratores, entre eles também quem patrocinar a oferta deste tipo de calçado, incorrerão ainda no pagamento de multa de R$200,00 por par de sapato comercializado e pena de detenção de seis meses a dois anos.
A determinação, uma vez aprovada poderá modificar o hábito de comerciantes, fabricantes e também de pais e consumidores, uma vez que as sapatilhas infantis 2012 deverão se adequar aos novos critérios. Para isso, vale lembrar que há vários tipos de sapatilhas infantis, como as sapatilhas Molekinha, que já observam este tipo de orientação e podem ser encontradas para comprar online com facilidade nas lojas virtuais de calçados infantis.
Sapatilha sem salto Molequinha
De acordo com o deputado, autor da proposta, os calçados e sapatilhas infantis com saltos superiores a dois centímetros podem acarretar em processo degenerativo dos pés, com alargamento da base e encurtamento dos ligamentos. O efeito do salto sobre a coluna infantil, segundo ele, aumenta a curvatura da região lombar por causa da projeção para a frente do centro de gravidade corporal, gerando dores e modificado a posição da coluna.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda passará pelas análises das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Seguridade Social e Família, e de Constitutição e Justiça e Família. No entanto, independentemente da aprovação ou não da proposta, com certeza essa é uma discussão que começará a nortear as escolhas das sapatilhas infantis 2012, uma vez que é possível comprar sapatilhas infantis, como as sapatilhas infantis Molequinha, por exemplo, dentro das determinações adequadas para a idade das crianças.
Com informações de calcadoinfantil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário