Ayres Britto critica plebiscito e diz: Dilma não está cumprindo a Constituição

“A presidente Dilma Rousseff que jurou manter e cumprir a constituição, quando faz este chamamento não está cumprindo a constituição”. A dura crítica foi feita pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta manhã ao comentar o anúncio de convocação de um plebiscito para a criação de uma constituinte para fazer a reforma política.

Ayres Britto destaca que a lei da ficha limpa foi promulgada pelo atual Congresso Nacional que possui, na análise do ex-ministro, os meios necessários para realizar a reforma política. “Uma constituinte pode dispor sobre qualquer coisa, vejo com preocupação esta convocação”, alerta. “Ao invés de um novo texto constitucional precisamos de um novo olhar sobre nossa constituição˜, afirma.

As manifestações de ruas no país são vistas por Ayres Britto como um “cansaço com a leniência das instituições”.  O magistrado garante que o Congresso Nacional não tem competência para oferecer à decisão popular aquilo que não é de sua alçada. “Quem tem flores, dá flores, não pode dar colar de pérolas". Britto alega que a constituinte é uma declaração de morte da Constituição e isto não está ao alcance do parlamento.

Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário