Morre em Salvador o artista plástico Mário Cravo Júnior

Artista plástico Mário Cravo que morreu aos 95 anos em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Ele estava internado no Hospital da Teresa de Lisieux desde o dia 19 de julho.

01/08/2018 - Morreu em Salvador, nesta quarta-feira (1º), o artista plástico Mário Cravo, de 95 anos. Ele estava internado no Hospital Teresa de Lisieux, também na capital baiana, desde o dia 19 de julho. Ainda não foi determinado onde será realizado o sepultamento e enterro do artista.

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, Mário Cravo Júnior teve falência múltipla de órgãos e morreu por volta das 10h19.

No último sábado (28), ele chegou a apresentar melhora no quadro de saúde e recebeu alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficou internado por nove dias.



Quando foi hospitalizado, no dia 19 de julho, Mário Cravo estava com pneumonia. O artista era o último modernista baiano vivo.

Baiano de Salvador, Mário Cravo Júnior ainda era estudante do internato do Colégio Antônio Vieira quando descobriu a habilidade para o desenho. Mais tarde, desenvolveu o gosto pela escultura.

Foi estudar no Rio de Janeiro e, depois, nos Estados Unidos. Quando voltou ao Brasil, fez parte da primeira geração de artistas modernistas da Bahia. Tornou-se um especialista em monumentos.

As obras do artista estão eternizadas em museus e espaços abertos no Brasil e no exterior. Na capital baiana, o talento de Mário Cravo Júnior está espalhado pela cidade.


Entre as famosas esculturas estão "O monumento às quatro raças", na Praça Cayru, bairro do Comércio, "A cruz caída", na Praça da Sé, a escultura de Ruy Barbosa, no Fórum de Nazaré, a sereia de Itapuã, o memorial a Clériston Andrade, na Avenida Garibaldi, e o Parque das Esculturas, em Pituaçu, onde existe o acervo do artista com cerca de três mil obras, entre elas a "Via Crucis".

Em mais de 70 anos de atividade profissional, Mário Cravo Júnior foi premiado nacional e internacionalmente, e foi um dos artistas plásticos que mais estimulou e valorizou os elementos da cultura popular para produzir arte.


Por G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário