Senado homenageia as Corporações dos Corpos de Bombeiros

Senado homenageia bombeiros que atuaram em Brumadinho


O Senado realiza sessão especial para homenagear as Corporações dos Corpos de Bombeiros que atuaram no resgate das vítimas do rompimento da Barragem de Brumadinho.

Com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do rompimento da barragem de rejeitos tóxicos da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Senado encerrou a sessão especial realizada nesta sexta-feira (29) em reconhecimento ao trabalho dos bombeiros que atuaram na operação de resgate.

Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a homenagear as Corporações dos Corpos de Bombeiros que atuaram no resgate das vítimas do rompimento da Barragem de Brumadinho.  Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional Brasileiro.   Mesa: deputada Carla Zambelli (PSL-SP); senador Carlos Viana (PSD-MG); requerente da sessão, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS); vice-presidente do Senado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); senador Marcos do Val (PPS-ES); comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Monas Gerais (CBMMG), coronel Edgar Estevão da Silva; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), coronel Joilson Alves do Amaral.   Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A catástrofe aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019 e o balanço mais recente da Defesa Civil de Minas Gerais aponta 216 mortos, 88 desaparecidos e 395 pessoas localizadas. Além de soterrar centenas de pessoas, a lama tóxica destruiu o Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco.



Além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, corporações de outros estados também enviaram homens para trabalhar nas buscas de vítimas do rompimento da barragem. O requerimento para a homenagem foi apresentado pelos senadores Soraya Thronicke (PSL-MS), Jorge Kajuru (PSB-GO), Leila Barros (PSB-DF), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Alessandro Vieira (PPS-SE) e Styvenson Valentim (Pode-RN).

Para os parlamentares, os bombeiros são merecedores de reconhecimento, homenagem e gratidão, já que sua atuação e buscas incansáveis possibilitaram a volta de vítimas para suas famílias.

Um dos homenageados foi o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva. Ele destacou a atuação conjunta com outros órgãos como a Defesa Civil, a Policial Miliar e a Polícia Civil de Minas Gerais e o apoio de vários estados e do governo federal. Ressaltou ainda a dedicação desses profissionais.

— O que move o bombeiro é o desejo de ser útil ao próximo — afirmou o comandante.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, coronel Joilson do Amaral, afirmou que para ser um bombeiro militar é preciso pensar sempre no outro.

— Todos os bombeiros do Brasil são treinados para entregar a sua vida em prol da comunidade. A essência da nossa profissão é ajudar o próximo — salientou.


Durante a sessão, senadores lamentaram pelo Brasil não ter aprendido com a rompimento de outra barragem da Vale, em Mariana (MG), em 2015. Naquela catástrofe, em que foram contados 19 mortos e o Rio Doce foi destruído, contaminando até a sua foz, no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário