.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Juazeirense Dani Alves lembra episódio de banana no "Dia da Consciência Negra"


No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o lateral Daniel Alves relembrou em sua conta no Instagran um episódio em que  foi vítima de racismo numa partida de futebol quando era jogador do Barcelona em 2014, fato que teve repercussão mundial. O lance ocorreu numa cobrança de escanteio, quando Dani foi desrespeitado com ofensas por parte da torcida do Villa, que jogou bananas em direção ao jogador. Alves, em vez de mostrar descontentamento, respondeu ao insulto de maneira inusitada: ao se preparar para cobrar o escanteio, o jogador se abaixou, pegou uma das bananas e comeu. Em seguida, fez a cobrança e continuou jogando como se nada tivesse acontecido. O Barcelona ganhou de 3 a 2 sobre o Villarreal.

O Villarreal repudiou o ato de racismo ao qual o lateral-direito do Barcelona, O clube publicou um comunicado onde indicar que esse titpo de atitude 'não cabe no mundo do esporte'.

'Como esportistas, um dos valores que mais nos preocupamos em cuidar e promover é o respeito à equipe adversária, ao árbitro e à torcida rival. É uma pena ver que um ignorante é capaz de fzer algo tão lamentável. Não cabe no mundo do esporte e ainda menos dentro de nossa casa #NoAlRacismo' - foi o comunicado divulgado pelo Villarreal.

TORCEDOR FOI BANIDO PELO TIME PELO PRO RESTO DA VIDA

Em seguida o time informou que o torcedor que jogou a banana no lateral brasileiro foi proibido de frequentar o estádio El Madrigal. O clube informou em nota oficial divulgada no seu site, que identificou o autor do gesto racista e resolveu punir o torcedor retirando dele o seu carnê de sócio e o banindo do estádio pelo resto da vida.

“Graças às forças de segurança e à inestimável colaboração da exemplar torcida amarela, o clube já identificou o autor e decidiu retirar seu carnê de sócio, além de proibir o seu acesso ao estádio El Madrigal pelo resto da vida”, informou o clube.


RECORRÊNCIA



Não foi a primeira vez que um torcedor jogou banana em campo em jogos do Barcelona naquele ano. No dia 30 de março, uma casca de banana foi atirada no gramado do estádio Cornella El Prat, do Espanyol, na vitória do Barcelona sobre time da casa por 1 a 0. Parte da imprensa espanhola noticiou, na época, que os alvos teriam sido Neymar e Daniel Alves.

Os dois brasileiros teriam sido vítimas de pequena parcela de torcedores do Espanyol, com imitações de sons de macacos a cada vez que pegavam na bola. Sobretudo Neymar. Os dois jogadores preferiram não se manifestar. Tampouco o Barcelona.

Agressão do tipo a negros, inclusive brasileiros, no futebol europeu são recorrentes. O próprio Daniel Alves já foi chamado de “macaco” em um jogo do Barcelona contra o Real Madrid.

Bahia Acontece




Nenhum comentário:

Postar um comentário