.

BANNER SITE JACOBINA DEZEMBRO

Mamãe, falei demais! Arthur Do Val tem mandato cassado pelo Conselho de Ética da Alesp

 



O deputado estadual Arthur do Val (União) , conhecido como Mamãe Falei, teve o  mandato cassado nesta terça-feira pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por causa de um áudio de cunho sexista, em que ele faz ofensas a mulheres ucranianas, durante viagem que fez à região em guerra. Para que a cassação seja concretizada, porém, ainda será necessária confirmação no plenário da Casa.

Nas mensagens, que vieram a público em março, o deputado estadual descreve suas impressões sobre as mulheres refugiadas e diz que “são fáceis porque são pobres”. Arthur do Val viajou ao país europeu em meio à guerra com a Rússia para, segundo ele, ajudar na resistência contra a invasão.


Em outro momento, o parlamentar, que havia acabado de cruzar a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia, disse ainda que a fila das refugiadas só tinha "deusa" e que a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiadas.

Filiado ao Podemos em janeiro para ser lançado ao governo de São Paulo, Arthur do Val retirou sua pré-candidatura logo após a repercussão de seus áudios, antes de deixar também o partido.

A intenção era que ele atuasse como um palanque para o ex-juiz Sergio Moro no estado paulista, o que não avançou após o vazamento do conteúdo sexista. Menos de um mês depois do escândalo, o deputado estadual assinou sua ficha de filiação ao União Brasil.

Do Val foi eleito deputado estadual em 2018 pelo DEM, como segundo candidato mais bem votado de São Paulo. Um ano depois, em dezembro de 2019, quatro dias após ser lançado candidato a prefeito de São Paulo pelo MBL, foi expulso do DEM, por suas ácidas críticas em plenário a correligionários do partido.

IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário