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TRANSIÇÃO: Após atraso, ViaBahia define nova data para mudança de gestão de rodovias

 

Rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 serão afetadas




A previsão inicial era que o aditivo contratual para a transição da gestão de quatro rodovias baianas fosse assinado pela ViaBahia na última quarta-feira (9). Porém, em mais um episódio do imbróglio que envolve a concessionária, foi definido novo prazo para a transição: 17 de abril (quinta-feira). 

Segundo informou em um comunicado, a mudança ocorre devido a necessidade de aumento do prazo pelas autoridades governamentais. A ViaBahia não detalhou o que trava a assinatura, mas disse que tem realizado esforços para cumprir o prazo.


"[A] Companhia ter envidado seus melhores esforços para a celebração do aditivo dentro do prazo inicialmente previsto, ainda não foi possível celebrar o aditivo tendo em vista a necessidade, por parte das autoridades governamentais relevantes, de prazo adicional", diz o informe assinado por José Pedro Guerreiro Bartolomeu, diretor de Relações com Investidores da empresa.

Até que a transição ocorra, a empresa segue responsável pela operação e manutenção das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528. Com a assinatura do contrato, elas serão entregues ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).


Ainda não se sabe qual empresa administrará as rodovias, que estão entre as mais importantes da Bahia. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar audiências públicas para ajudar a definir o destino das vias, como noticiou o CORREIO.


Em 4 de abril, a ViaBahia e o governo federal formalizaram o distrato do contrato de concessão, que prevê o retorno das rodovias para a administração pública. Na ocasião, a empresa informou que poderia antecipar a transição, o que não se concretizou. 


Críticas 

No mesmo dia em que foi publicada a nova data para assinatura do contrato entre ViaBahia e DNIT, a concessionária foi criticada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Durante o programa 'Bom Dia, Ministro', na quinta-feira (10), Renan Filho disse que a ViaBahia foi “a pior concessão da história das concessões do Brasil”.


Segundo ele, a BR-116 e a BR-324 precisam de um investimento de R$ 10 bilhões, com um novo leilão previsto para 2025. "Só o baiano sabe o que significa a ViaBahia administrando a 116 e a rodovia que liga Feira de Santana a Salvador. A União vai fazer investimentos públicos e melhorará a qualidade do pavimento. Vamos conceder no final do ano. Teremos um ano para esse processo andar, com uma consulta pública que foi recentemente aberta para ouvir a sociedade”, disse



Correio

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