A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Grupo de Pesquisa Desleituras em série: da tradução como mediação, refração, diáspora realizará, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015, o Colóquio Desleituras em série: da leitura/escritura como mediação, refração, diáspora, no Departamento de Ciências Humanas, campus IV - Jacobina.
O Colóquio Desleituras em série parte do grupo de pesquisa homônimo (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1792517921828602), foi criado em outubro de 2014 no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina, agregando pesquisadores da área de Letras, particularmente na intercessão entre os campos da leitura, da tradução e da literatura comparada. Como tema central, o colóquio traz “Leituras e Letramentos Múltiplos: textos do outros, outros textos” e pretende, como o título implica, repensar o ato da leitura a partir de outras perspectivas, encarando-a como prática transgressora e desviante.
A desleitura é um exercício que permite mediar o texto para outros públicos, e, nessa perspectiva, as traduções e outros textos/textos dos outros – multimodais, intersemióticos, intralinguísticos, interlinguísticos – desempenham papel/tarefa fundamental: desleem os textos - ou os re-leem - a partir de outra(s) linguagem(ns). Esta concepção da tradução e leituras, releituras e deleituras, como operação de mediação é central para redefini-las como opção de atuação crítica - traduzir, como ler, é eleger e pôr em circulação certas narrativas, estruturas, autores, línguas. A programação ainda conta com atividades culturais, apresentação de grupos teatrais e de música de Jacobina e região.
Como convidados, a Professora Dra. Dolores Aronovich Aguero "Lola" (UFC), pesquisadora em literatura, cinema e gênero, bloqueira no “Escreva Lola Escreva” e feminista; Jane Quintiliano Guimaraes Silva (PUC-MG), pesquisadora Cátedra UNESCO de Leitura; Márcia Marques de Morais (PUC-MG), coordenadora do programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas; Ana Maria César Pompeu (UFC) doutora em Letras Clássicas pela USP (2004), entre outros que, na programação, comporão simpósios, ministrarão oficinas ou minicursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário