Barragem de rejeitos se rompe e soterra cidade em Minas Gerais


Uma barragem de contenção de rejeitos na empresa de mineração Samarco se rompeu, por volta das 16 horas desta quinta-feira, 5, atingiu o distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana (MG).
O Corpo de Bombeiros de Mariana confirmou às 20 horas terem sido resgatados os corpos de sete vítimas do rompimento da barragem. Um dos corpos, de um homem, foi levado para o Instituto Médico Legal de Mariana. O outro, também de um adulto, ainda está no distrito. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número de vítimas pode ser elevado, pois há muitas pessoas soterradas.
Pelo menos 43 pessoas feridas já recebem atendimento, 30 no local e 13 no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, algumas em estado grave.
Ainda há pessoas soterradas, segundo os bombeiros. Famílias estavam concentradas à frente do hospital de Mariana à espera de informações de parentes que residem ou trabalham no distrito.
Apesar da noite, equipes dos bombeiros e da Defesa Civil, engrossadas por voluntários, continuavam as buscas por sobreviventes e pelos corpos das vítimas.
Bombeiros de Mariana e Ouro Preto, cidades vizinha, deslocaram-se para o local, mas algumas áreas estão sem acesso. O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) informou que entre 14 e 15 pessoas podem ter morrido e outras 45 estariam desaparecidas.
A informação não era confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Mariana. Já o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, que está na região, disse haver pelo menos dez desaparecidos. "A situação é catastrófica, muito delicada", disse. Três helicópteros dos bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil seguiram para a região. Havia confirmação de pessoas soterradas e ilhadas pela lama.
Moradores das regiões de Paracatu e Paracatu de Baixo estavam sendo avisados para deixarem as casas, pois havia risco de serem atingidas pela lama de rejeitos. 
A Samarco divulgou nota informando ter ocorrido o rompimento da barragem Fundão, na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana. A empresa informou ter mobilizado todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente.
As autoridades foram informadas e as equipes estão no local prestando assistência. "Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas." Por segurança, a empresa pediu que se evitem o deslocamento de pessoas para o local, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário