Rússia: Polícia em Moscou está pegando celulares e obrigando que pessoas mostrem mensagens de texto fotos e outras informações

 


Em Moscou, autoridades russas estão parando civis nas russas e exigindo que pessoas mostrem fotos e mensagens de texto. A informação foi revelada pela repórter Anya Vasileva no último domingo (6), por meio do Telegram.

Na mensagem, ela relatou que estava perto da Detskiy Mir, uma loja de brinquedos popular na Praça Lubyanka, na capital russa. Lá, Anya Vasileva teria visto pessoas comuns serem paradas para que mostrassem os celulares. Caso contrário, a polícia não os deixaria passar.

“Eu fui até lá e perguntei a eles baseado em que eles estavam fazendo isso”, relatou. “O policial checou meu cartão de imprensa e se recusou a comentar.


“Eu lembro a vocês que celular são protegidos por encriptação ponta a ponta. É ilegal que a polícia te obrigue a mostrar o conteúdo do seu telefone”, escreveu a repórter na mensagem.


Anya Vasileva compartilho um vídeo, no qual é possível ver várias pessoas sendo paradas, enquanto o policial mexe na tela do celular. Segundo informações do portal Bussiness Insider, autoridades russas tem a possibilidade de acessar os celulares, tablets e computadores da população sem aviso prévio.


Durante a invasão à Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin assinou uma lei que pune qualquer um por “informações falsas” sobre a guerra. Quem for considerado culpado pode ficar preso por até 15 anos. Além disso, a Rússia limitou o acesso dos cidadãos à plataformas de redes sociais, como Facebook e Twitter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário