Ex-chefões do tráfico de drogas do RJ chamam atenção em festa da Globo

 


Recentemente, a presença de ex-líderes de facções criminosas do Rio de Janeiro em uma festa para comemorar o fim das gravações da série "Veronika", do Globoplay, chamou a atenção do público. O evento ocorreu no dia 17 de abril, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de nomes que comandaram o tráfico de drogas em comunidades da capital fluminense.

Entre os presentes estavam Celso Rodrigues, conhecido como Celsinho da Vila Vintém, ex-chefe da facção Amigos dos Amigos; Alexander Mendes, o Polegar, ex-chefe do tráfico na Mangueira; Nei da Conceição, o Facão, e Amabilio Gomes, o MB, ex-chefes do tráfico no Complexo da Maré. Eles foram fotografados ao lado da atriz Roberta Rodrigues, que interpreta a protagonista da produção, e do diretor Silvio Guindae.

O coordenador da AfroReggae Audiovisual ressaltou que muitos desses egressos trabalham em suas séries e que as pessoas fotografadas no evento cumpriram suas penas, não reincidiram e têm o direito legal de ter uma segunda chance.

Ele também destacou o trabalho realizado pelo Instituto Cultural Pena Máxima e pela ONG AfroReggae, que atuam não só na ressocialização e empregabilidade dos ex-detentos, mas também em projetos sociais que buscam evitar que jovens entrem na criminalidade.

José Junior, fundador da AfroReggae Audiovisual e responsável pela produção do seriado, confirmou a presença deles e explicou que se trata de uma ação de inclusão social que visa reinserir na sociedade pessoas que já cumpriram suas penas no sistema prisional. Junior ainda afirmou que muitos ex-traficantes e ex-milicianos trabalham com eles como fontes para a construção de roteiros, buscando verossimilhança nas obras.



"Veronika" tem previsão de estreia para 2024 e conta a história de uma advogada criminalista que mora em uma favela e se envolve com o crime organizado. O elenco inclui nomes como Marcelo Serrado, Mariana Ximenes, Cissa Guimarães e Leticia Spiller, entre outros. A presença dos ex-líderes de facções no evento gerou repercussão nas redes sociais e questionamentos por parte de alguns internautas.


F5 Folha / GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário