O professor do Campus XIV (Conceição do Coité) da UNEB, Macello Medeiros, foi o vencedor do Prêmio Harold Innis, com a tese “O lugar na comunicação: um estudo da comunicação locativa em zonas de bluetooth”.
Em sua 13ª edição, o prêmio destaca as melhores teses de doutorado voltadas para os estudos de Mídia Ecológica.
A solenidade de premiação aconteceu no dia 10 de junho, no Media Ecology Association (MEA), nos Estados Unidos.
A pesquisa do docente foi defendida em março do ano passado como conclusão do doutorado no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Em sua tese, o docente mapeou 223 experiências realizadas no Brasil que utilizaram esse método de compartilhamento de informações.
Tecnologia no Pelourinho
A tese de Macello foi concebida junto com o projeto Totem Educacional, idealizado por ele e desenvolvido em parceria com a Secretaria estadual de Cultura (Secult).
O totem, ferramenta instalada no Centro Cultural Solar do Ferrão, no Pelourinho, em Salvador, possibilitou um ambiente digital de acesso a informações. Por meio dele, os visitantes tinham acesso gratuito a conteúdos sobre o centro histórico da capital e pontos turísticos, por exemplo.
A premiação, da Media Ecology Association, homenageia o professor Harold Adam Innis, importante teórico da comunicação, da Universidade de Toronto, no Canadá.
A MEA é uma organização internacional sem fins lucrativos, que reúne diversos pesquisadores da área e aplicam seus estudos em diferentes campos, como educação, política, sociedade, economia e cultura. Desde 2000, a associação realiza anualmente uma convenção para reconhecer os melhores trabalhos. São 12 prêmios, em diferentes categorias de pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário