.

BANNER MOTIVO3 728x90px
Saúde: Conheça 6 dicas para reduzir a carga de
agrotóxicos dos alimentos

Dicas para reduzir a carga de agrotóxicos dos alimentos


Na agricultura contemporânea é cada vez mais comum o uso de agrotóxicos e pesticidas visando uma produção cada vez mais rápida e o controle de pragas.  O Brasil é o país que mais consome produtos agroquímicos no mundo e a verdade é que o ser humano não foi programado para receber esta carga de agrotóxico e tantas outras substâncias químicas ao longo de sua vida, aliado a tantos outros fatores stressantes e este é um dos principais  motivo desencadeante de tantas doenças contemporâneas. O consumo de produtos orgânicos é uma boa saida para aqueles que não querem se expor ao risco do consumo de prodotos com alta carga de substâncias químicas, Mas, se ainda não foi possível ou você não tem acesso a estes alimentos, saiba como poderá diminuir a carga de agrotóxicos praticando as dicas a seguir:
1. Prefira os alimentos da época. Além de serem mais baratos, são mais saborosos e nutritivos e necessitam de menos agrotóxico no seu cultivo.
2. Opte pelos alimentos nacionais e regionais. Alimentos que percorrem maiores distâncias e ficam estocados por períodos prolongados, como os importados, geralmente são pulverizados pós-colheita.
3. Remova cascas e folhas externas de frutas e verduras. Essa medida reduzirá a presença dos resíduos de agrotóxicos, mas não os eliminará totalmente.
4. Consuma carnes magras, leite e queijos com baixo teor de gordura. Nos alimentos de origem animal os resíduos químicos tendem a acumular-se nas partes gordurosas.
5. Diversifique sua alimentação. Variar no consumo de hortaliças e frutas, além de propiciar a ingestão de nutrientes diferentes, reduz a chance de exposição a um mesmo agrotóxico empregado pelo agricultor.
6. Cultive você mesmo uma pequena horta em seu lar. As hortas domésticas não ocupam muito espaço, pois podem ser plantadas em jardineiras ou vasos facilmente e permitem o cultivo de diferentes itens que comporão suas refeições, como hortaliças e ervas aromáticas.


Fonte: Equilíbrio / Nutricionices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário