O DEBATE POLÍTICO DA JACOBINA FM

Diretor Presidente da Rádio Jacobina FM manifesta o posicionamento do mediador do debate ao ler a carta enviada pela candidata a reeleição, prefeita Valdice Castro, poucos minutos antes do debate começar, para justificar sua ausência.

O Debate Político entre os prefeituráveis de Jacobina, realizado pela Jacobina FM, na última terça-feira (07), até hoje repercute no município e região, pela oportunidade, organização, conteúdo e imparcialidade. Os candidatos Amauri Teixeira(PT) e Rui Macedo(PMDB), por quase duas (02) horas, defendendo suas propostas, debateram Jacobina, revelando ao eleitorado o seu conhecimento sobre a realidade política e social do município, numa postura marcada, sobretudo, pelo espírito de  civilidade, respeito e democracia, de acordo com as rigorosas regras estabelecidas pela produção do Embate Político, em um Regulamento onde não se permitiu palavras ou atitudes pessoais que atingissem a dignidade dos candidatos e que fugissem ao campo das questões de ordem sócio-administrativas ou de política institucional de interesse do município de Jacobina.
De última hora, depois de confirmar e ter anunciada a presença no Debate, surpreendeu a todos a ausência da prefeita Valdice Castro(PP), candidata à reeleição. Ela encaminhou uma carta à produção do Debate, explicando os motivos que a levaram a não se fazer presente...
Foi o suficiente para gerar uma interminável polêmica... Alguns, achando que ela usou de uma boa estratégia. Outros, condenando o gesto da candidata, taxando-o de desrespeitoso ao eleitor jacobinense e à Emissora Promotora do Evento, além de atestar despreparo e medo do confronto de ideias e proposições com os demais candidatos, postura inadmissível, nos dias atuais, para quem se habilita a postular um cargo eletivo de tamanha envergadura. Dessa mesma corrente, prosperou o comentário de que a Jacobina FM errou ao fazer a leitura no ar da carta da candidata Valdice, diante da sua ausência ao Debate, revelando, de alguma forma, desatenção e insegurança quanto à postura na condução do Debate por este mediador... E por aí, vai!
Enfim, diante da polemica criada, a Jacobina FM, nesta oportunidade, faz questão de esclarecer a sua posição: 1º. Promovemos o Evento, como já o fizemos em outras eleições, na certeza de estar otimizando valiosa prestação de serviços ao eleitor e aos candidatos, além de contribuir com o processo democrático eleitoral de Jacobina; 2º. Para realizar o Debate, cumprimos todos os trâmites legais: covidamos os candidatos e os partidos para uma reunião prévia, ocasião em que definimos as datas da Rodada de Entrevistas e do Debate, usando o sorteio como critério para estabelecer a ordem de apresentação dos candidatos e entregamos a todos uma cópia do Regulamento, colhendo o acatamento e o ciente das Coligações Partidárias e representantes dos candidatos; E, por último, ao oficiar à 46ª Zona Eleitoral, anexando cópia da Ata de Reunião e um exemplar do Regulamento, obtivemos o seu importante aval, com registro de louvores e elogios por parte do seu Juiz Titular.
Feito o necessário histórico, que atesta o cuidado, a lisura e o preenchimento das exigências legais para a realização do Debate, o resto fica por conta da natural e acirrada paixão que caracteriza a política partidária local.
Por derradeiro, respondo àqueles que acham que a carta da candidata Valdice não deveria ter sido lida no ar. A rigor, o fizemos para evidenciar a nossa imparcialidade e dar absoluta transparência ao Embate Político, podendo até não concordar com o seu gesto, mas, acima de tudo, respeitando o direito que lhe assiste em querer participar ou não do Evento, que se transformou, permitam-nos o arroubo, em uma verdadeira festa da democracia. Ademais, de mais a mais, a quem compete, soberanamente, julgar a conduta dos candidatos não é à Rádio Jacobina FM, mas, sim, ao ouvinte-eleitor.
Definitivamente, a Jacobina FM não tem preferência por partido nem tampouco por candidato nestas eleições. Como sempre, mantém-se firme como um importante e sempre atualizado veiculo de comunicação social, coerente com a sua história, cuja linha editorial não se aparta da absoluta independência e imparcialidade na informação.
Para fechar, não queremos ser presunçosos, mas, na nossa avaliação, quem, de fato, ganhou o 1º Debate Político da Jacobina FM, nestas eleições, foram a democracia e o eleitor jacobinense!!!
Página virada, prego batido e vamos em frente!...

João Jaques

Um comentário:

  1. parabenizo a radio jacobina FM pela a postura e a imparcialidade como conduziu o debate, e repudiu a atitude da senhora prefeita que desrepeitou a radio e o eleitor, o que ficou no foi o total despreparo dela em conduzir os destino do nosso municipio, apenas confimando o que estamos vendo nestes quase quatro anos que ela vem gerenciando a nossa cidade, ACORDA JACOBINA,precisamos de mudança já, acabar com esse jeito arcaico que se fz politica nesta cidade

    ResponderExcluir