.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

População de Jacobina é convocada para atuar na luta contra a dengue

A dengue tem acometido a saúde dos moradores de Jacobina, motivando a mobilização de toda a população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano já foram notificados mais de 1.700 casos no município, o que demonstra a necessidade da participação do cidadão na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, que são encontrados em mais de 80% das residências.
Após visitas diagnósticas aos bairros, identificados como prioritários nas ações contra a dengue, reunião com Prefeito e Secretários Municipais, e Encontro dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Coordenadores Municipais do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue, juntamente com Grupo Executivo de Trabalho da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Secretaria Estadual da Saúde-SESAB, promoveram na última sexta-feira, 17/08, o Seminário de Sensibilização dos Parceiros.



O evento aconteceu na Associação do Comércio e Indústria de Jacobina (ACIJA) e reuniu representantes dos poderes público, privado e sociedade civil. Na ocasião, foi apresentada a situação epidemiológica do município, e o Projeto de Mobilização Social. Além disso, os convidados foram convocados a fazerem parte do Projeto de Mobilização Social contra a dengue.

As maneiras da população participar da mobilização social são muitas. O cidadão pode ser um multiplicador das práticas de prevenção. Empresas podem doar insumos de aporte às ações, como: água mineral ou lanche para uma caminhada de conscientização. Um órgão público pode ceder espaço para palestras com orientações de utilidade pública. Uma organização do terceiro setor pode acionar seus contatos para engajar pessoas da comunidade nos faxinaços.

“Acredito que somente pelo exemplo somos capazes de influenciar pessoas. Enquanto líder, sou capaz de fazer um trabalho de conscientização sobre a dengue junto ao público que me relaciono”, afirma Jeorge de Souza Araújo, Diretor da empresa Jacobina Reciclagem e Transportes.

O projeto, desenvolvido pela Secretária Estadual de Saúde (SESAB) e operacionalizado pela FLEM, em parceria com a Secretaria de Saúde de Jacobina, busca reforçar e intensificar as ações de prevenção e controle da dengue, que já vem sendo desenvolvidas pelo município, tendo como principal destaque, a participação popular.

Jacobina, que hoje integra o grupo de 45 municípios considerados, pelo Ministério da Saúde, como prioritários nas ações de prevenção e controle da dengue, inicia o trabalho de mobilização em dez bairros, onde moradores serão capacitados como Articuladores para compor uma Força Tarefa contra esta doença.

Inicialmente serão mobilizados dez bairros (Bananeira, Caeira, Caixa D’Água, Catuaba, Jacobina I, Jacobina II, Jacobina IV, Pedra Branca, Serrinha e Vila Feliz), os quais foram escolhidos por apresentarem alto Índice de Infestação Predial (IIP) e casos notíficados de dengue.

O projeto de mobilização, iniciado em 2010 com 12 municípios baianos, hoje assiste a um total de 23 municípios: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

Taís Silva – ASCOM/FLEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário