Empresária melhora qualidade de serviços através de programa de gestão
Desde que inaugurou a Central Cartucho, há oito anos, Marcelle Soares Dias busca se capacitar com cursos e palestras, mas ela é categórica ao dizer que o Programa Sebrae de Gestão de Qualidade (PSQG) é um divisor de águas no seu empreendimento. “Quando comecei a participar do Programa, em março de 2012, mudei completamente a atitude com os fornecedores, colaboradores e clientes. Buscamos qualidade na gestão, o que faz toda a diferença entre permanecer ou sair do mercado”, conta.
O PSGQ tem o objetivo de levar os empresários a refletirem sobre como obter melhores negócios e o aumento da produtividade, comprometendo todos os colaboradores da empresa. A Regional do Sebrae de Jacobina oferece o programa desde 2009 e, este ano, 14 empresários da região participam.
Marcelle explica que a qualidade na gestão de uma empresa é fator fundamental para que ela se mantenha no mercado e possa crescer. Desde que entrou no Programa, muitas ações já foram realizadas. “Mudamos aspectos simples da loja, como a disposição das mercadorias, mas também deixamos de vender produtos que, além de caros, não faziam parte do nosso segmento e acabavam emperrando o fluxo de caixa. Estamos fazendo compras programadas e deixamos de fazer estoque, o que aumentou a competitividade e a qualidade de serviços”, garante.
Para o coordenador Regional do Sebrae de Jacobina, Geronilson Ferreira, as empresas têm que compreender os fundamentos da excelência e estratégias para implementação da cultura da qualidade em todos os processos e para participar e fazer a diferença no mercado competitivo. “Com o programa, as empresas implantam continuamente a gestão rumo a excelência, técnicas de inovação em procedimentos operacionais e visão do negócio, melhoria do ambiente de trabalho e práticas gerenciais voltada para aumento da competitividade”.
Geronilson ressaltou que 85% das empresas que participam de programas de capacitação como o PSGQ elevam o faturamento e empregam mais pessoas, deixando-as mais competitivas e sustentáveis. “A Unidade Regional de Jacobina tem se destacado na capacitação de empresários através do PSGQ. Muitos destes empresários, assim que terminam o programa, se inscrevem no MPE Brasil e se destacam nos âmbitos estadual e nacional como finalistas nesta premiação”.
Para o consultor do Sebrae, Antônio Carlos Rocha, através do PSGQ, os empresários podem formular e desenvolver ações estratégicas, por meio da análise do ambiente interno e externo. “Independente do ramo em que atue, a empresa tem que buscar melhorias e excelência no que faz. Ter a melhor oferta para os clientes e os melhores resultados para a própria empresa”, afirma. Segundo Antônio Carlos, a empresa que pratica a qualidade mantém e amplia sua relação de clientes, conquista força e poder para fazer frente à concorrência.
O PSGQ é realizado em oito módulos de 20 horas cada, além de uma consultoria de duas horas por mês para cada empresa. Os empresários da região de Jacobina estão no último módulo: Gestão de Processos. O Programa termina em dezembro. Mais informações através do telefone (74) 3621-4342.
Agência Sebrae de Notícias Bahia
O PSGQ tem o objetivo de levar os empresários a refletirem sobre como obter melhores negócios e o aumento da produtividade, comprometendo todos os colaboradores da empresa. A Regional do Sebrae de Jacobina oferece o programa desde 2009 e, este ano, 14 empresários da região participam.
Marcelle explica que a qualidade na gestão de uma empresa é fator fundamental para que ela se mantenha no mercado e possa crescer. Desde que entrou no Programa, muitas ações já foram realizadas. “Mudamos aspectos simples da loja, como a disposição das mercadorias, mas também deixamos de vender produtos que, além de caros, não faziam parte do nosso segmento e acabavam emperrando o fluxo de caixa. Estamos fazendo compras programadas e deixamos de fazer estoque, o que aumentou a competitividade e a qualidade de serviços”, garante.
Para o coordenador Regional do Sebrae de Jacobina, Geronilson Ferreira, as empresas têm que compreender os fundamentos da excelência e estratégias para implementação da cultura da qualidade em todos os processos e para participar e fazer a diferença no mercado competitivo. “Com o programa, as empresas implantam continuamente a gestão rumo a excelência, técnicas de inovação em procedimentos operacionais e visão do negócio, melhoria do ambiente de trabalho e práticas gerenciais voltada para aumento da competitividade”.
Geronilson ressaltou que 85% das empresas que participam de programas de capacitação como o PSGQ elevam o faturamento e empregam mais pessoas, deixando-as mais competitivas e sustentáveis. “A Unidade Regional de Jacobina tem se destacado na capacitação de empresários através do PSGQ. Muitos destes empresários, assim que terminam o programa, se inscrevem no MPE Brasil e se destacam nos âmbitos estadual e nacional como finalistas nesta premiação”.
Para o consultor do Sebrae, Antônio Carlos Rocha, através do PSGQ, os empresários podem formular e desenvolver ações estratégicas, por meio da análise do ambiente interno e externo. “Independente do ramo em que atue, a empresa tem que buscar melhorias e excelência no que faz. Ter a melhor oferta para os clientes e os melhores resultados para a própria empresa”, afirma. Segundo Antônio Carlos, a empresa que pratica a qualidade mantém e amplia sua relação de clientes, conquista força e poder para fazer frente à concorrência.
O PSGQ é realizado em oito módulos de 20 horas cada, além de uma consultoria de duas horas por mês para cada empresa. Os empresários da região de Jacobina estão no último módulo: Gestão de Processos. O Programa termina em dezembro. Mais informações através do telefone (74) 3621-4342.
Agência Sebrae de Notícias Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário