MUNDO: VENEZUELANOS TAMBÉM VÃO AS URNAS HOJE PARA ESCOLHER PRESIDENTE.
Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Venezuela para que cerca de 19 milhões de cidadãos participem da votação que decidirá quem governará o país pelos próximos seis anos.
As zonas eleitorais abriram às 6h local (7h30 de Brasília) como estava previsto, quando já existiam filas em alguns centros de votações.
A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, confirmou em entrevista ao canal estatal 'VTV' que praticamente 100% das zonas eleitorais já estão funcionando normalmente.
Tibisay lembrou que estão proibidos hoje atos de campanha e encorajou a população a votar cedo. Os centros ficarão abertos até às 18h local (19h30 de Brasília), mas todas as pessoas que estiverem dentro das zonas até esse horário poderão votar.
Autoridades do CNE estimaram que por isso o fechamento definitivo dos colégios pode se estender até às 20h local (21h30 de Brasília).
O CNE deve anunciar o vencedor quando os resultados forem irreversíveis, mas não há hora definida para isso. Está proibida a difusão de pesquisas até o CNE fazer esse anúncio.
Cerca de 139 mil soldados estão encarregados de garantir a segurança da votação, que ocorrerá em 13.810 centros de votação distribuídos por todo o país, com 39.322 mesas eleitorais.
No exterior, estão registrados para votar 100.495 pessoas, com os Estados Unidos e a Espanha como os maiores colégios eleitorais fora do país.
Os venezuelanos elegerão hoje o presidente para o período 2013-2019 e a disputa está entre o atual governante, Hugo Chávez, de 58 anos, e o líder opositor Henrique Capriles, um advogado de 40 anos.
Agencia EFE,.
Nenhum comentário:
Postar um comentário