SSA; Morre aos 71 anos a artista plástica Eliana Kertész


A artista plástica e ex-vereadora de Salvador, Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész, morreu no final da manhã deste domingo (26), em Salvador, aos 71 anos de idade. Ela lutava contra um câncer. A informação foi confirmada ao G1 por familiares.
Formada em administração de empresas, Eliana Kertész foi eleita vereadora em 1982, sendo eleita com a maior votação proporcional do país. Entre os anos de 1986 e 1989, comandou a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, durante a gestão do ex-marido e ex-prefeito de Salvador, Mário Kertész.
Artista plástica de notoriedade internacional, Eliana marcou sua trajetória artística com a produção de esculturas que trazem à tona a beleza e sensualidade de mulheres gordas. Uma das obras mais conhecida da artista são as "Gordinhas de Ondina", em Salvador.

Resultado de imagem para GORDINHAS DE SALVADOR



Eliana deixa quatro filhos: Duda, Marcelo, Mariana e Chico Kertész - além de Sérgio, filho do primeiro casamento de Mário Kertész, a quem ela dizia que amava como um próprio filho. Eliana deixa também oito netos. A cerimônia de cremação da artista ocorreu às 17h do domingo, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Obras de Eliana Kertesz da Exposição As mulheres de Jorge (Foto: Ricardo Rabello/Divulgação )
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário