Música nordestina anima festival do IFBA




Uma forte e intensa voz cantando Faraó Divindade do Egito. Um auditório com pessoas que, de tão animadas, levantam para acompanhar cada trecho.

Esses foram alguns dos cenários do Festival da Música Nordestina, que aconteceu na tarde da última quinta-feira (30), no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina.

A estudante do técnico em informática Ana Rafaela Braga, que cantou a música composta por Luciano Gomes e que ficou famosa na voz de Margareth Menezes, conta que sentiu uma energia muito grande enquanto cantava, “como se a música fluísse de mim e tivesse passado para todo mundo. Foi como se não fosse mais eu e sim a música”. Ela lembrou que a inspiração veio de um vídeo. Nele, Ivete Sangalo canta acompanhada da banda Olodum. Para Ana Rafaela, a música nordestina é uma mistura de ritmos. “Ela me traz felicidade e alegria”.

O Festival também apresentou músicas de intérpretes e compositores como Raul Seixas, Alceu Valença, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

O professor de artes do IFBA André Lima, idealizador do evento, explicou que a música nordestina demonstra a resistência do povo da região. “A música nordestina é uma forma de sobreviver às influências no sentido de preservar nossa cultura”. 

As músicas do Festival foram conduzidas por André e por alunos do IFBA. A iniciativa contou com a participação do grupo Timabalaiê, do Instituto  Educacional São Francisco de Assis (IESA), do município de Várzea do Poço (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário