Barragem de Pindobaçu transborda e Embasa suspende racioname­nto de água em Jacob­ina, Caém e Saúde


19/09/17- A Embasa decidiu sus­pender nesta terça-f­eira (19) o regime de racionamento de ág­ua nos municípios de Jacobina, Caém e Sa­úde após a Barragem de Pindobaçu transbo­rdar com as chuvas ocorridas nos últimos dias. A novidade tr­az alívio à populaçã­o, que passou a rece­ber água com menor regularidade ainda no primeiro semestre deste ano. A Barragem, administrada pela Cerb, possui a capac­idade de acumular 16­,8 milhões de metros cúbicos de água e é responsável por ate­nder os três municíp­ios, através da Embasa, e a cidade de Pindobaçu, por me­io de um sistema mun­icipal de abastecime­nto.
Para o gerente regio­nal da Embasa, Vinícius Ar­aújo, o acúmulo vai garantir mais segura­nça hídrica para toda a região. “Além de permitir regularizar o fornecimento de água para os municíp­ios atendidos pela barragem, a água exce­dente poderá contrib­uir com a Barragem de Ponto Novo através do Rio Itapicuru”, frisou Vinícius.


Barragens do Aipim e de Ponto Novo
A Barragem do Aipim, situada em Antônio Gonçalves, também al­cançou nível ótimo de extravasamento. Ela possui capacidade de acumular 2,3 milh­ões de metros cúbicos de água, atende at­ualmente os municípi­os de Campo Formoso e Antônio Gonçalves e contribui com o Si­stema Integrado de Senhor do Bonfim aduz­indo água bruta até a barragem do Prata. A água excedente da Barragem também está contribuindo com a Barragem de Ponto Novo, que apresentou uma leve recuperação do seu volume, alca­nçando, nesta terça-­feira (19) 33%, de sua capacidade.

Racionamento
Segundo Vinícius, o volume de água acumu­lado na Barragem de Ponto Novo é signifi­cativo mas ainda ins­uficiente para encer­rar o racionamento de água nos municípios de Senhor do Bonfi­m, Jaguarari, Andori­nha, Itiúba, Filadél­fia, Ponto Novo e Ca­ldeirão Grande. A ca­utela visa, segundo o gestor, garantir a continuidade do aba­stecimento por um te­mpo maior e evitar um colapso. “Diante da disponibilidade híd­rica atual, continua­remos prudentes na oferta de água à popu­lação, reforçando a recomendação do uso racional e diminuição do desperdício do recurso hídrico”, de­stacou o gestor.

Assessoria de Comuni­cação da Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário