Um novo tremor de terra foi registrado no município de Jacobina. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) captou um abalo na zona rural do município, no início da madrugada desta sexta-feira (24/2), às 00h56.
De acordo com informações obtidas pelo Jacobina Notícias, o tremor teve a magnitude preliminar calculada em 2,5 mR. Até o momento desta publicação, não há relatos de que moradores tenham sentido o abalo.
Este é o segundo abalo sísmico ocorrido na Cidade do Ouro em cerca de 48 horas. Na quarta-feira, 22 de fevereiro, às 09h49 UTC (06h04, hora local) outro tremor foi detectado pelas estações sismográficas da UFRN na região do município de Jacobina. De acordo com a análise técnica, a magnitude preliminar deste evento foi calculada em 1.4 mR.
A população da cidade segue às cegas sem saber o que tem causados estes tremores, que já passam de 120 desde que a cidade passou a ser monitorada UFRN. Também não tem idéia de quais as consequências que eles podem causar, principalmente porque Jacobina é sede de uma das maiores barragens de rejeito do Nordeste.
Os cidadãos cobram uma fiscalização mais profunda destes eventos dos órgãos públicos de todas as esferas. Segundo um cidadão que pede pra não ser identificado, parece que enquanto nada de mais grave acontecer, os órgãos competentes tendem a fazer cara de paisagem, como se nada estivesse acontecendo.
O LabSis segue monitorando e divulgando as atividades sísmicas que ocorram na região Nordeste do Brasil.
Emerson Rocha/Bahia Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário