.

Inmet emite alerta laranja para 38 cidades baianas por risco de tempestades, ventos fortes e granizo

 

Foto Bahia Acontece 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (4), um alerta laranja para 38 cidades da Bahia sob risco de tempestades. O aviso entra em vigor às 0h1 desta segunda-feira (5) e segue vigente até as 23h59 da quarta-feira (7). Estão no mapa de monitoramento municípios situados nas áreas centro-sul, sul e também no extremo oeste do território baiano.

As condições climáticas previstas pelo órgão federal indicam volumes pluviométricos de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros diários. O fenômeno deve ser acompanhado por ventos intensos, cujas rajadas podem variar entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Há riscos potenciais de interrupção no fornecimento elétrico, danos em lavouras e quedas de árvores.





Alerta laranja é válido desta segunda (5) até quarta-feira (7)

Crédito: Inmet

Alerta prevê ocorrência de granizo

A lista de localidades sob observação contempla cidades como Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis. A relação inclui ainda Itamaraju, Caetité e Guanambi. O cenário meteorológico adverso se caracteriza pela intensidade dos ventos de 60 a 100 quilômetros por hora e precipitações de até 100 milímetros por dia.


Conforme os dados técnicos divulgados pelo Inmet, a ocorrência de granizo permanece no radar para o período estipulado. O monitoramento segue contínuo para as áreas de abrangência que iniciam o ciclo de atenção já na segunda-feira (5).


Confira lista de cidades sob alerta laranja

Alcobaça

Cândido Sales

Caravelas

Cocos

Condeúba

Cordeiros

Encruzilhada

Eunápolis

Guaratinga

Ibirapuã

Itabela

Itagimirim

Itamaraju

Itanhém

Itapebi

Itarantim

Iuiu

Jaborandi

Jacaraci

Jucuruçu

Lajedão

Macarani

Maiquinique

Medeiros Neto

Mortugaba

Mucuri

Nova Viçosa

Porto Seguro

Potiraguá

Prado

Ribeirão do Largo

Santa Cruz Cabrália

Sebastião Laranjeiras

Teixeira de Freitas

Tremedal

Urandi

Vereda

Vitória da Conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário