O Casal foi assassinado na comunidade de Maçaranduba, a 50 quilômetros do município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará e eram nativos da região e integrantes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), organização não governamental (ONG) fundada por Chico Mendes.

Informações dão conta de que o casal já havia sido ameaçado diversas vezes. Ambos eram bastante ativos dentro do projeto desde sua criação, em 1997, e já tinham presidido a associação de moradores da comunidade.

Eles fizeram inúmeras denúncias na Polícia Federal, no Ministério Público e em órgãos como o IBAMA e o INCRA sobre as irregularidades ambientais cometidas na região, como extração ilegal de madeira.

O CNS já formalizou um pedido para que a Polícia Federal investigue o assassinato. Segundo nota divulgada pelo CNS na tarde de hoje, as ameaças contra a vida do casal de extrativistas começaram por volta de 2008. Há informações que desconhecidos rondavam a casa de Maria e José Cláudio, geralmente à noite, disparando tiros para o alto. Algumas vezes, chegaram a alvejar animais da propriedade do casal.

Amauri Teixeira ressalta que um crime como esse com as mesmas características do assassinato de Irmã Dorothy, que continua impune, não há como ficar inerte diante de tal atrocidade.

“É notório que quem está por traz desses crimes, são os mesmos que cometem crime contra o meio ambiente, que desmatam e fazem contrabando de madeira sem nenhum escrúpulo ou o mínimo respeito pela vida humana, NÃO PODEMOS COMPACTUAR COM A IMPUNIDADE!”. Afirmou o Deputado Amauri Teixeira.

ASSESORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário