O evento aconteceu na Escola Politécnica da Ufba, em Salvador, ministrado pelos mais conceituados Geólogos e Engenheiros brasileiros.
Fizeram parte da turma de facilitadores os Geólogos Jorge Pimentel (CPRM/RJ) com larga experiência nos desastres recentes no Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, Breno Augusto Beltrão, (CPRM/PE), Pedro Augusto (CPRM/RJ) e Cristiane Neres (CPRM/SSA).
O diretor da Escola Politécnica, Engenheiro Luiz Edmundo Prado Campos, o Geólogo José Amaral, Gerente de Relações Institucionais da CPRM e a Geóloga Maria Angélica Barreto Ramos, CPRM/SSA, também fizeram parte da turma de instrutores.
Cerca de sessenta pessoas participaram do encontro, entre elas, representantes dos municípios de Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, Dias D’Ávila, Porto Seguro e Jacobina. A Conder, Cordec, Codesal, entre outros órgãos públicos ligados ao setor, também enviaram representantes. A CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da CPRM esteve representada pela Técnica em Geociências, Luciana Angélica Barbosa. O curso atraiu também outras áreas ligadas ao tema a exemplo de Geógrafos e especialistas em Defesa Civil.
A CODESAL-Coordenação de Defesa Civil de Salvador, além de ter participado intensamente do evento, prestou inestimáveis serviços aos demais municípios disponibilizando pessoal, equipamentos e pontos estratégicos para as aulas práticas em campo.
O curso possibilitou conhecer a metodologia para identificar, mapear e gerenciar áreas de riscos, e as técnicas necessárias à construção do PMRR-Plano Municipal de Redução de Riscos e PPDC-Plano Preventivo de Defesa Civil, agora obrigatório para todos os municípios.
Outro tema de vital importância foi abordado pela Geóloga Mª Angélica. A Geodiversidade do Estado da Bahia, assunto desconhecido para a maioria das pessoas, tem aplicação em todos os campos da vida, desde a agricultura à construção de obras ou oferecimento de serviços à população.
O curso reflete a preocupação do Governo Federal, através dos órgãos de estudo, pesquisa e reação frente a catástrofes, com os acontecimentos recentes verificados no Sul do país, quando as três esferas de governo foram pegas de surpresa com os desastres que vitimaram milhares de pessoas.
A CPRM, principal idealizadora e executora do curso, esboça os primeiros passos com a capacitação dos técnicos municipais, na tentativa de se evitar a repetição de ocorrências verificadas recentemente em vários estados brasileiros.
O curso foi encerrado com a entrega de certificados aos novos Técnicos em Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais e a fala do Geólogo José Ribeiro Mendes, Diretor de Recursos Hídricos e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil.
FONTE: NOEDSON NEY
Nenhum comentário:
Postar um comentário