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GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DO INTERIOR
16ª COORDENADORIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL
 JACOBINA-BAHIA
 MICARETA DE JACOBINA 2012

A história das Micaretas no Brasil, tem origem nas festas populares trazidas pelos europeus, ainda à época da colonização. Realizadas entre o carnaval e a páscoa, período conhecido como “quaresma”. As Micaretas, eram inicialmente chamadas de “Mi-careme” que, em francês, quer dizer “meia-quarentena”. Foi em Jacobina que a expressão original se transformou em MICARETA. O primeiro registro histórico dessa mudança aconteceu em 1933, quando o jornal “O Lidador” passou a estimular a realização das novas celebrações na Cidade. Apesar da expressão ter sido inaugurada na década de 30, a folia em Jacobina já tem registros desde 1912. Nesse ano um italiano que morava na cidade, Sr. Porcino Maffei, organizou os festeiros em um grupo batizado de “As Copas”, o que seria um dos primeiros blocos de rua da Bahia. Isso não existia nem no município de Salvador, que hoje é referência na folia momesca. (História do Micareta de Jacobina).

Este ano de 2012, a folia jacobinense, “MICARTEA DE JACOBINA” completa 100 anos e é conhecida como uma das maiores festas popular de nossa região, em que centenas de pessoas comparecem às ruas da Cidade, em profusão de músicas, danças e diversão. A miscigenação, a espontaneidade da festa e a participação popular são elementos que transformam o evento em uma das maiores manifestações da cultura popular.
A Micareta terá seu início oficialmente no dia 19 de abril (quinta-feira), com a entrega da chave da Cidade ao Rei Momo, pela Prefeita Municipal, e se estenderá até o dia 22 de abril (domingo).

POLÍCIA CIVIL EFICIENTE E PROFISSIONAL

A Polícia Civil da Cidade de Jacobina, em seu plano operacional, visando garantir a segurança dos foliões e prestação de um serviço melhor à população durante os dias do Micareta, atuará com efetivo de 05(cinco) Delegados, 04(quatro) Escrivães e 12(doze) Investigadores. Haverá uma Delegacia no circuito do Micareta, que ficará instalada no prédio do CREAS, funcionando das 20:00hs até 05:00 hs. da manhã do dia seguinte, para atendimento ao público, registro de ocorrências e equipe de prontidão para qualquer situação de risco. Além desta Delegacia que funcionará no circuito do evento, a Delegacia Territorial de Jacobina estará funcionando normalmente na sua sede oficial, também com Delegado, Escrivão e Investigadores.

Desta forma, a Polícia Civil de Jacobina, Instituição que atua de forma eficiente no Micareta, e que vem se profissionalizando continuadamente através de seus gestores, adotando medidas visando ao benefício e uma prestação de serviço melhor para sociedade jacobinense com eficiência, trabalhará de forma ininterrupta em todos os dias da festa.

A elaboração de estratégias e planejamento, baseado nas diretrizes gerais expedidas pela Secretaria de Segurança Pública, com a utilização de todos os recursos disponíveis, busca adotar diretrizes visando atender demandas dos turistas, dos foliões e do público interno, dentro do âmbito das atribuições da Polícia Civil.

Atuaremos para desenvolver ações de Polícia Judiciária, mas também agindo de forma integrada com os demais componentes do Sistema de Segurança Pública.

Para todos os profissionais, desejo uma festa de paz, tendo como principal objetivo a segurança dos foliões. Aos foliões, desejo que aproveitem todos os dias de festa com alegria, mas sobretudo com responsabilidade.
  
Bel. Clériston Jambeiro de Souza
Delegado de Polícia Titular de Jacobina

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