Classificados: Vende-se carro de Fórmula 1 mais radical do mundo.
“Vende-se carro de Fórmula 1, ano 76, seis rodas. Ótimo estado. Único dono. Tratar direto com o proprietário”. O que você faria caso encontrasse essa oferta em sua leitura dos classificados do jornal de domingo? Pode ser estranho imaginar um carro desses à venda, já que eles sempre são expostos em museus do automobilismo ou guardados em coleções, mas parece que alguém decidiu abrir uma exceção.
E não se trata de qualquer veículo, mas do Tyrrell P34, considerado o carro de Fórmula 1 mais radical de todos os tempos. Os motivos para esse título são óbvios, já que ele possui nada menos do que seis rodas e uma aerodinâmica diferenciada que melhora seu desempenho na pista. E o melhor de tudo é que essa belezinha pode ser sua.
Por apenas 750 mil libras esterlinas — cerca de R$ 2,5 milhões na cotação atual —, você pode ter essa máquina em sua garagem para passear no fim de semana ou mostrar o quanto seu carro é mais possante que o dos outros. Quem mais pode dizer que tem um motor V8 roncando em casa, não é mesmo?
Entre a garagem e a pista
Brincadeiras à parte, é claro que os principais interessados pelo Tyrrell P34 são colecionadores, principalmente por conta de seu valor histórico. Fabricado em 1976 pelo engenheiro Derek Gardner, o automóvel se destacou nas pistas, tanto que chegou ao pódio nada menos do que 14 vezes — incluindo uma no ponto mais alto com a vitória do piloto Jody Scheckter —, o que ajudou a colocar a Tyrrell na terceira posição do Campeonato Mundial de Construtores daquele ano.
Por outro lado, para os interessados que quiserem tirar a poeira do carro e devolvê-lo ao mundo das corridas, saiba que ele está em ótimo estado de conservação e pode voltar a acelerar assim que seu novo dono desejar.
Por que seis rodas?
No entanto, a pergunta que você deve estar fazendo neste exato momento é: “Por que diabos esse carro tem seis rodas?” Pois a resposta está diretamente ligada ao já comentado título de “veículo mais radical da história da Fórmula 1”, ou seja, em sua aerodinâmica totalmente fora do convencional.
VÍDEO DO F1 EM MÔNACO
Como pode ser visto nas imagens, as rodas são menores na parte frontal e isso serve exatamente para que o veículo tenha uma melhor aderência com o asfalto na hora das curvas — o que significa uma vantagem considerável em questão de segundos, o que pode fazer toda a diferença em uma disputa.
(Reprodução/Daily Mail)
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