Obama é garoto-propaganda do mercado de falsificação na China
Não é de hoje que se sabe da fama da China em produzir cópias de produtos de marcas famosas do mundo todo. Contudo, de acordo com as informações apuradas pelo G1, a coisa é muito mais séria do que imaginávamos. O “bom humor” é tanto que até o presidente dos EUA virou garoto-propaganda e agora é utilizado para vender “BlockBerry’s”.
Segundo a reportagem do portal, a cultura shanzhai, como é conhecido tudo o que é pirata na China, é bem aceita pela população do país. Os compradores não parecem se importar em exibir seus shanzhais pela rua e admitem recorrer ao falsificado por conta do preço do original.
O termo shanzhai, segundo o G1, se refere a qualquer aldeia que estaria murada e fora do alcance oficial, normalmente relacionada a criminosos. Dessa forma, o termo se popularizou e agora é quase um movimento das classes mais baixas na China. Até programas de TV e outros produtos audiovisuais ganharam suas versões copiadas e divertem a população com o bom humor empregado.
Marcas como “NokIa” e “Samsing” são famosas no país asiático, e grandes personalidades mundiais aparecem em anúncios das empresas, como Obama e seu “BlockBerry”. Isso sem falar no famoso GooPhone, cópia do iPhone 5 que foi lançado antes que o produto original.
Contudo, a cultura shanzhai parece não ser malvista pela maioria do público chinês. Mesmo o governo iniciando algumas empreitadas para acabar com o comércio ilegal no país, o “movimento” é encarado como sendo algo bom por lá. Só as empresas que defendem e criam patentes indiscriminadamente é que não se dão muito bem com a ideia.
Segundo a reportagem do portal, a cultura shanzhai, como é conhecido tudo o que é pirata na China, é bem aceita pela população do país. Os compradores não parecem se importar em exibir seus shanzhais pela rua e admitem recorrer ao falsificado por conta do preço do original.
O termo shanzhai, segundo o G1, se refere a qualquer aldeia que estaria murada e fora do alcance oficial, normalmente relacionada a criminosos. Dessa forma, o termo se popularizou e agora é quase um movimento das classes mais baixas na China. Até programas de TV e outros produtos audiovisuais ganharam suas versões copiadas e divertem a população com o bom humor empregado.
Marcas como “NokIa” e “Samsing” são famosas no país asiático, e grandes personalidades mundiais aparecem em anúncios das empresas, como Obama e seu “BlockBerry”. Isso sem falar no famoso GooPhone, cópia do iPhone 5 que foi lançado antes que o produto original.
Contudo, a cultura shanzhai parece não ser malvista pela maioria do público chinês. Mesmo o governo iniciando algumas empreitadas para acabar com o comércio ilegal no país, o “movimento” é encarado como sendo algo bom por lá. Só as empresas que defendem e criam patentes indiscriminadamente é que não se dão muito bem com a ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário