.

BANNER SITE JACOBINA DEZEMBRO
JACOBINA: CÂMARA DE VEREADORES DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA NA CIDADE



11/04/13- Nesta quarta-feira foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores uma audiência pública com o objetivo de discutir a questão da segurança pública em Jacobina.

A sessão foi presidida pelo vereador Carlinhos da Caixa e fizeram  a mesa de discussão o Major Brandão Júnior, comandante da 24 CIPM, Capitã Virgínia, comandante da 2ª CIA da Polícia Rodoviária Estadual,  Dr. Eduardo Brito, chefe do GARCIF, (Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras), Jailson Dias, comandante da Guarda Municipal de Jacobina, Rogério Ferreira Presidente do  conselho comunitário de segurança pública de Jacobina, Ivanilton Cedraz, presidente do CDL local, além do prefeito da cidade, Dr. Rui Macedo. 

Foram discutidos no encontro os índices de criminalidade da região e o que se pode fazer para melhorar a atuação das forças de segurança do município, bem como o que a comunidade pode fazer para contribuir com a segurança. 

Um dos temas mais discutidos foi a antiga reivindicação para implantação de um Batalhão de Polícia Militar, bem como uma Companhia independente de Polícia Rodoviária na cidade para atender toda a região.

O major Brandão Junior citou Sr do Bonfim como exemplo, que conta com o 6º  Batalháo da PM no município com um efetivo de 500 homens para atender a apenas 10 municípios, enquanto que a 24ª CIPM, com um efetivo de 300 homens, cobre 19 cidades.

Outro ponto bastante discutido foi o policiamento no povoado do Junco, que tem uma população de cerca de 12.000 habitantes e não conta com policiamento ostensivo durante a semana. A vereadora Rose comentou que  o povoado é maior que muitas cidades da região e a população se sente insegura, pois quando precisa de de auxílio policial tem que  esperar que uma viatura percorra 42 KM para chegar ao povoado.

O Major Brandão reconheceu a dificuldade e relatou que justamente pela necessidade de remanejamento do efetivo para atender a região, o povoado tem o policiamento sacrificado na área de segurança mas analisará a questão. ( Lembrando que o povoado vinha tendo o apoio do 5º Pelotão de Capim Grosso, comandado pelo Tenente Marcos José, assassinado recentemente em uma emboscada).

Ao fim das discussões, o vereador Ramon Santos solicitou que fosse feito um documento em que fossem pautados todos os temas e reivindicações discutidas na audiência para que seja enviado ao governo do estado. E o presidente da mesa, vereador Carlinhos da Caixa propôs que todos os vereadores fossem pessoalmente à capital entregar em mãos o documento, como forma de pressionar o governo, proposta que foi aceita por unanimidade.



Da redação do Bahia Acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário