NOTA DO MOVIMENTO JACOBINA AGONIZA
Objetivando adotar uma política de descentralização no atendimento aos serviços de saúde pública de média e alta complexidade, em meados de 2010 foi ofertado ao município de Jacobina pelo governo do Estado a implantação de leitos de UTI, UPA 24 h, LACEN e SAMU 192. Demonstrando desinteresse em implantar tais serviços pela gestão local, inclusive com devolução de recursos, levou a comoção da sociedade, que mobilizada cria o MOVIMENTO JACOBINA AGONIZA, entidade formado por segmentos de sindicatos, associações, movimentos sociais, empresários, líderes religiosos dentre outros, instituindo um enfretamento da sociedade civil na luta pela implantação de tais serviços.
Não acreditando na organização social e na força popular, a então gestora tentou desqualificar o movimento, ato que foi bastante repudiado pela grande maioria da população que abraçaram a causa e saíram às ruas da cidade cobrando a implantação desses serviços tão importantes para Jacobina região.
Com a transição de governo, a atual gestão procurou o Movimento para comprometer-se a implantar UTI, LACEN, UPA 24h e a regularização do SAMU, itens já referendados na última reunião do Conselho municipal de saúde e aguardados ansiosamente pela sociedade.
Outro fato recorrente tem sido a renovação do contrato do Hospital Regional Vicentina Goulart, com a Prefeitura Municipal de Jacobina para atendimento pelo SUS. O Movimento Jacobina Agoniza, preocupado com a situação e buscando mediar tal impasse, agendou uma reunião com a direção da AJA, e a Gestão municipal, com a intermediação do Ministério Público na busca de solução para o impasse. Como não compareceram os representantes legais da AJA, o Movimento Jacobina Agoniza avaliou que era uma questão para a justiça decidir.
Vale rememorizar alguns questionamentos: Por que os representantes legais da AJA não atenderam aos convites do Movimento Jacobina Agoniza e da Promotoria Pública? Como entender a não renovação de um contrato, cujo teto do seu valor econômico é 540 mil/ano com a Caixa de Previdência do servidor público municipal? Querem transformar uma questão social em um fato político e, como não tem força popular querem atacar ou usar o nome do Jacobina Agoniza?
Desejamos uma saúde Pública de qualidade para todos em consonância com o que está expresso na Constituição Federal.
Jacobina – BA, 10 de abril de 2013.
MOVIMENTO JACOBINA AGONIZA

Nenhum comentário:
Postar um comentário