O Município de Mirangaba, distante 350 quilômetros da Capital, promoveu no dia 11 de junho de 2019 o I Seminário sobre Educação Ambiental da cidade, na quadra de esporte do maior colégio local, denominado Manoel Novais. O evento foi antecedido por outros 07 (sete) encontros de formação continuada dos profissionais da educação, realizados nos últimos 03 (três) meses, com temáticas relacionadas à preservação do meio ambiente.
Durante o Seminário cada uma das escolas municipais participantes montou um stand com amostras e fotos dos trabalhos desenvolvidos nos últimos 03 meses sobre meio ambiente, bem como promoveu a exposição das experiências positivas.
Os alunos do Colégio Municipal de Canabrava, localizado na zona rural do Município, compuseram, inclusive, um cordel, onde se fala do trabalho do Ministério Público e do Município. O nome da obra é “cordel ecológico”, com os seguintes trechos lidos durante o evento pelos alunos:
“1 - Caros aqui presentes
Prestem muita atenção,
O que falaremos agora
Prejudica toda nação
2 – O assunto é bem urgente
Ouçam todos com atenção
É de suma importância
Aprender esta lição
3 – Dr. Pablo notificou
O Município acatou,
Escolheu Dra. Débora
Que nos coordenou
E a gente com satisfação o projeto elaborou
(...) 9 – Vamos fazer nossa parte
Parar a poluição
Não Jogue lixo na rua
Tenha mais educação”.
O Promotor Pablo Almeida afirmou, durante o evento, que o Município de Mirangaba vem fazendo um trabalho exemplar na seara da Educação Ambiental.
O evento é um desdobramento de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Ministério Público e o Município de Mirangaba, em outubro do ano de 2018, visando a implantação da Educação Ambiental, formal e não-formal, na cidade.
http://www.mpba.mp.br/noticia/43954
Dentre as ações acordadas entre o munícipio de Mirangaba e o Ministério Público estão a criação de um Programa Municipal de Educação Ambiental; realização de campanhas, cursos, seminários e eventos para a população sobre valorização e preservação ambiental, cultural e do trabalho, especificamente sobre as bacias hidrográficas do Rio São Francisco e Salitre.
Além disso, o município se comprometeu a adotar a coleta seletiva em todas as escolas da rede pública e divulgar para os alunos e pais destes estudantes, por meio de propagandas de rádio, folhetos e eventos, como se realiza a separação e entrega de resíduos recicláveis.
No dia 11 de junho de 2019, no turno da manhã, mais de 200 (duzentos) professores e profissionais da educação do município de Mirangaba participaram, ainda, de uma capacitação para o ensino de educação ambiental na rede pública, em palestra ministrada pelo Promotor Pablo Almeida.
O evento abordou a metodologia necessária para inserir o tema no dia a dia dos estudantes, garantindo a transversalidade em diversas matérias e o exercício de atividades práticas.
O promotor de Justiça Pablo Almeida apresentou aos professores, ainda, o novo Decreto do Estado da Bahia, de n. 19.083, de 06 de junho de 2019, que regulamenta a Lei Estadual n. 12.056, que instituiu a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia, bem como abordou uma perspectiva sobre como levar questões ambientais para o contexto educacional. “A educação ambiental tem três pilares, que são a disseminação de informação sobre o tema, a mudança de comportamento nos estudantes e a garantia de participação. Por isso, tratamos sobre atividades práticas e que ocorrem na cidade, como, por exemplo, a forma pela qual os professores podem abordar e realizar a coleta seletiva com seus alunos”, explica.
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Adilson Nascimento, Secretários Municipais de Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e Agricultura, Presidente da Câmara de Vereadores e vereadores, Conselheiros de Meio Ambiente, diretores escolares e representantes da sociedade civil.
A palestra ministrada pelo Promotor Pablo Almeida pode ser conhecida no link:
https://prezi.com/2kb5d9rkoy4b/?token=82f59b5970a080ea8455333a2cce80356e49da5a84c1c5dbca06737a6700af62&utm_campaign=share&utm_medium=copy





Nenhum comentário:
Postar um comentário