.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Batmóvel original é exibido durante o leilão da Barrett-Jackson, no Arizona (EUA) (Foto: Joshua Lott/Reuters)

Batmóvel original da série de TV é vendido por US$ 4,2 milhões 

 O Batmóvel original de 1966 foi vendido no sábado (19) por US$ 4,2 milhões em um leilão promovido pela Barrett-Jackson, uma das principais casas de leilão de carros antigos. Além do valor de US$ 4,2 milhões, o comprador terá que pagar um adicional de cerca de US$ 420 mil de comissão – um total de US$ 4,62 milhões. A venda do primeiro Batmóvel da série (e posteriormente filme), estrelada por Adam West, foi acompanhada no palco do evento no Arizona (EUA) pelo seu criador, George Barris, famoso customizador de carros para o cinema – entre suas criações estão o General Lee, Kitt (A Super Máquina), Munster Koach, entre outros.

Espectadores comemoram a venda do Batmóvel original por US$ 4,2 milhões durante leilão da Barrett-Jackson  (Foto: Joshua Lott/Reuters)

 A história do Batmóvel original começa em 1955, quando a Ford criou o protótipo Lincoln Futura, desenhado pelo estúdio Ghia Body Works e apresentado no Salão de Chicago daquele ano na cor Frost Blue. O modelo serviu como laboratório de tecnologias, trazendo equipamentos como microfones exteriores que captavam o som do tráfego e transmitiam aos ocupantes e um botão que servia como alavanca de câmbio. Em 1959, já pintado de vermelho, o modelo foi usado no filme It Started with a Kiss, estrelado por Debbie Reynolds e Glenn Ford. Após as gravações, George Barris compra o Lincoln Futura da Ford por US$ 1. No final de 1965, o estúdio 20th Century Fox Television contrata Barris para criar o carro do Batman, que dentro de alguns meses ganharia uma série na TV.

Com apenas 15 dias e US$ 15 mil para bolar um carro, o customizador então decide usar o próprio Lincoln Futura. “O Batmóvel de 1966 criado por George Barris é um dos carros mais famosos de Hollywood e se tornou um verdadeiro ícone que atravessa as gerações de Batmóveis. Esse modelo não só marca a estreia do logotipo do Batman na porta, como também uma época na televisão onde desafiava-se todas as improbabilidades de fazer do automóvel a verdadeira estrela do show”, disse Craig Jackson, CEO da Barrett-Jackson.

AUTO ESPORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário