.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)
JACOBINA: MERCADO DO PRODUTOR, A IMAGEM DO CAOS.



O Mercado do Produtor de Jacobina é o quarto entreposto de distribuição de hortifrutigranjeiros do estado da Bahia, e é responsável pela distribuição de produtos como  feijão, cebola, cenoura e maracujá de vários municípios da micro e macro região. Produtos vindos de cidades como Mirangaba, Miguel Calmon, Ourolândia e Umburanas  Irecê, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus são religiosamente encontrados todas as quintas-feiras , onde são negociados e ganham destinos diversos, para vários pontos da Bahia e Do Brasil. O que poucas pessoas percebem é que já há muito tempo que o local para onde os produtos convergem, na área da cobertura da feira livre de Jacobina,  já não oferece estrutura e  nem atende às necessidades dos  comerciantes e produtores, além de causar um transtorno enorme aos moradores do entorno da área de cerca de 10.000 metros quadrados no bairro do Perú.

Feirantes, carregadores, clientes e moradores dividem o espaço com carros caminhões e motos, em uma disputa frenética que constantemente trava o trânsito na região, prejudicando a passagens dos condutores de veiculos que precisam trafegar pelo local, além de colocar em risco a integridade física das pessoas

Para piorar a situação, moradores relatam que há anos não conseguem ter sossego a partir das madrugadas de quarta, quando os veículos chegam para estacionar nas ruas que ficam no entorno  do  mercado. 

" Não conseguimos mais dormir à partir das 3 da madrugada, o barulho dos motores, a gritaria, e pra piorar, o som alto de alguns carros tornam a região um inferno. Não aguentamos mais esta situação" Relatou um morador da rua do Triângulo que não quis se identificar.

É obvio que há de se reconhecer a importância do entreposto de Jacobina não só para a região, mas para toda a Bahia, responsável por mais de 300 empregos diretos e indiretos no município, e onde circula em dinheiro vivo segundo estimativa dos comerciantes em torno de 2 milhões de reais nos dias de quarta e quinta-feira, mas também está claro que não há mais nenhuma condição para que essa realidade perdure.

O comércio no local, que antes se limitava ao entorno da cobertura próximo a Cesta do Povo, hoje invade praticamente todas as ruas próximas. É possivel registrar  que os caminhões já utilizam  ruas como a do Triângulo, João Teixeira, Travessa João Teixeira, Sílvio Dias Pires, e Reinaldo Jacobina Vieira para estacionar.

Na gestão de Leopoldo Passos foi construída uma cobertura onde hoje é o Fórum Eleitoral, onde seria instalado um novo entreposto para comércio de produtos  em atacado, cobertura esta que foi desmontada na gestão Rui Macedo, sob a alegação que a estrutura ficava embaixo de uma rede de alta tensão. 

Seria interessante que neste segundo mandato Dr Rui pensasse seriamente na possibilidade de encontrar uma nova área para a instalação do mercado do produtor, pois a situação atual é realmente insustentável.



 Rua do Trângulo.

 Comércio em frente a Rodoviária.











 Rua João Teixeira







2 comentários:

  1. não foi na gestão de DR. RUI que foi construido as cobertura e sim na de LEOPOLDO, DR. RUI foi que retirou sob a alegação (MUITO PERTINENTE POR SINAL) que ali seria inviavel pois alem de passar uma rede de alta tensão ficava muito em cima da avenida e os caminhões teria dificuldade de manobrar.

    ResponderExcluir