Todo mundo provavelmente está ciente do calor que faz dentro dos carros especialmente no verão. Na verdade, um estudo da Universidade de Stanford descobriu que em dias ensolarados com máximas variando de 22 a 35 ° C, a temperatura dentro de um carro parado pode atingir de 44 a 55 °C em uma hora.
Mas não é apenas para o perigo de deixar crianças e cães em carros estacionados que os motoristas precisam ficar atentos. Deixar uma garrafa de água plástica transparente em um carro em um dia ensolarado também pode acabar em desastre.
Bombeiros de Oklahoma no Centro-Oeste dos Estados Unidos realizaram um teste e descobriram que a luz do sol ampliada através de uma garrafa de água chegou a 120°C. No estudo, a garrafa de água agiu como uma lupa e amplificou a luz solar o suficiente para queimar o interior de um carro. Eles então avisam: não deixe garrafas de água em seu carro ou certifique-se de que estejam fora do alcance da luz solar!
“A luz do sol bate na garrafa e, se estiver cheia de líquido, funcionará como uma lupa. Ele usa o líquido e o material claro para desenvolver um feixe e, com certeza, pode causar um incêndio, uma combustão ”, disse o bombeiro David Richardson à KFOR News.
“Banco em chamas”
Outro que alerta sobre este perigo escondido é o engenheiro Dioni Amuchastegui.
“Estou almoçando cedo e sentado em um caminhão. E percebi um pouco de fumaça com o canto do meu olho, e notei que a luz era refratada por uma garrafa de água e que estava começando a pegar fogo no assento”, disse Amuchastegui.
Felizmente, Amuchastegui descobriu o que estava acontecendo a tempo. Mas poderia ter terminado em desastre. A empresa onde trabalha, a Idaho Power, colocou um aviso no Facebook.
“Todo mundo carrega garrafas de água. Então, se você tiver uma na cabine do caminhão, mantenha-a longe do sol ”, diz Richard McKinnies em um vídeo que foi assistido mais de meio milhão de vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário