Os estabelecimentos comerciais não essenciais, shopping, galerias, feiras e mercados de Juazeiro, no Norte da Bahia, voltarão a ser fechados a partir da próxima segunda-feira (22). O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Bomfim (sem partido), durante coletiva realizada na manhã de hoje (20). O comércio do município foi reaberto em 1º de junho, quando foi implantada a primeira fase do plano municipal de reabertura.
De acordo com Bomfim, o fechamento se dá em virtude do crescente número de casos confirmados da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, em Juazeiro. Somente ontem (19), 50 novos casos foram anunciados. Foi o maior número de casos registrados em um período de 24 horas, desde o primeiro caso na cidade, em 23 de março.
A decisão também atende uma recomendação do Ministério Público da Bahia, que na quinta-feira (18) sugeriu que o município permitisse o funcionamento somente das atividades consideradas essenciais. A promotora de Justiça alegou que a flexibilização das medidas de isolamento podem prejudicar a comunidade local, já que a reabertura das atividades comerciais atrai um elevado número de pessoas aos respectivos estabelecimentos, entre trabalhadores e consumidores, “levando, fatalmente, a uma indesejada aglomeração, seja no interior do espaço, seja no exterior, com a formação de filas”, já que favorece a disseminação da covid-19.
Com o novo decreto anunciado hoje, fica determinado que, partir da segunda-feira (22), o comércio de Juazeiro estará fechado para os serviços não essenciais.
Casos em Juazeiro
O município de Juazeiro voltou a registra um número expressivo de novos casos da covid-19 nesta sexta-feira (19). Só nas últimas 24 horas, 50 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Foram 48 resultados através do teste rápido e 2 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Dos casos confirmados, 2 estão internados e 48 pacientes estão em isolamento domiciliar.
Com isso, Juazeiro chega 331 pessoas com a covid-19. O número de óbitos segue em 13. A boa notícia é que a cidade também registrou nesta sexta-feira (19), mais 13 recuperações, somando agora 91 pacientes clinicamente curados.
De acordo com a Sesau, o número de casos está aumentando em decorrência da intensificação das testagens realizadas pelo município. “Já soma mais de 5 mil testes já realizados na cidade, isso entre os testes rápido e pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Com a intensificação das ações preventivas através das barreiras da vigilância e as ações nas comunidades, o município tem o registro de 3.158 notificações, sendo que 2.702 exames já estão descartados por testarem negativo para a COVID 19”, afirmou a secretaria.
Fonte; Preto no Branco
Fonte; Preto no Branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário