Trabalho desenvolvido por professora e estudantes do Campus Jacobina do IFBA recebe diploma de mérito em evento científico

 



Delaine no laboratório realizando procedimento em amostra

Reaproveitar materiais para otimizar processos, gerando produtos inovadores com foco na sustentabilidade, é uma das metas do estudo.

Para a professora e geóloga Talita Gentil, que, juntamente com outros docentes do campus, vem realizando pesquisas nesse ramo, analisar a viabilidade técnica da adição de resíduos minerais nas propriedades tecnológicas de produtos cerâmicos é essencial para a fabricação de novos materiais de baixo custo e ecologicamente corretos.

Mayka no laboratório realizando procedimento em amostra

Enviado e aprovado para apresentação no Contecc, integrante da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA Connect), o trabalho traz como proposta central a incorporação do resíduo mineral da exploração de quartzito da região de Jaguarari/BA em massa cerâmica constituída por argila, propiciando um corpo cerâmico de qualidade e alternativo para aplicação no tradicional setor da construção civil.  

"A área da mineração é encantadora, todo  o conhecimento obtido por meio do IFBA agregou muito em minha trajetória profissional e pessoal", comenta a jovem Mayka.


Verusa Pinho de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário