Cientistas querem substituir postes por árvores que brilham.
Arabidopsis thaliana, escolhida como 'cobaia' no projeto |
Nos Estados Unidos, os cientistas do Glowing Plant Project dividem o sonho de substituir postes de luz nas cidades por plantas, mas não plantas comuns, e sim espécies modificadas que emitem luz como vaga-lumes.
Junto com eles estão mais de 7.500 pessoas que não só apóiam a idéia, como doaram entre U$5 e U$500 para o projeto sair do papel, através da página de financiamento coletivo Kickstarter.
Por meio de um vídeo publicado nessa página, os fundadores do projeto mostram como mapearam o gene luminoso de alguns insetos, e encontraram uma espécie de planta propícia a receber a modificação. A idéia era arrecadar U$65 mil para continuar a empreitada, mas a poucos dias do prazo final (07/06) o projeto já recebeu mais de U$430 mil.
Não confundir com: Em uma matéria do New York Times, a dupla de cientistas explicou que a idéia não é original. Um outro projeto já iluminou plantas de tabaco, mas com luminosidade muito reduzida. Mesmo assim, eles ainda avisam que não será possível "trocar uma lâmpada por uma planta já na versão 1.0"
Como todos os financiamentos do Kickstarter, que é o site mais popular do gênero, os doadores recebem presentes menores por valores mais baixos, que vão aumentando conforme a doação cresce. A maioria optou por receber sementes da planta brilhante, ou por receber uma já pronta em casa, o que não é nada barato. Recentemente, com o sucesso das doações, uma nova categoria vai entregar um kit para você dar uma de cientista em casa, e tentar transformar qualquer tipo de planta em emissora de luz.
A má notícia é que as entregas dos prêmios mais especiais serão feitas apenas para endereços nos Estados Unidos.
Fonte: Território Eldorado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário