A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, a suspensão da distribuição, comércio e uso de lotes do medicamento Mylicon 75mg/ml. Eles apresentam defeito na embalagem. A decisão, que vale para todo o território nacional, foi publicada noDiário Oficial da União.
O medicamento, que é indicado para o alívio dos sintomas do excesso de gases no trato digestivo, é fabricado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. Segundo a resolução da Anvisa, os lotes PNL045, PNL046, PNL111, PNL132 e PPL001 do remédio apresentam um "desvio de qualidade" no sistema de gotejamento dos frascos. Esses lotes foram fabricados em novembro de 2011 e têm validade até novembro de 2013.
Segundo a Jansen Brasil, o recolhimento dos lotes se deve a uma baixa possibilidade de o gotejador se desprender quando a tampa do produto é removida, o que pode levar a uma ingestão inadequada do medicamento. "Uma vez que o princípio ativo de Mylicon não é absorvido pelo organismo, não são esperadas reações adversas associadas à ingestão de uma dose maior que a recomendada", afirma a empresa em um documento. Mesmo assim, ela esclarece que está recolhendo o produto das farmácias e recomenda que os pacientes não administrem o remédio diretamente na boca.
(Com Estadão Conteúdo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário