O Melhor da Cidade Em: Histórias do Calcadão




Em outubro de 1983, na Rua Coronel Teixeira (trecho do Lápis de Ouro até a Lanchonete Alvorada) nascia mais um empreendimento marcante para a cidade de Jacobina.  Onde antes havia somente uma Rua pequena e cheia de lama e buracos, foi inaugurado ao mais visitado ponto de comércio da cidade. O calçadão.
Muitas pessoas passaram por lá. Celebridades e Políticos , artistas de rua e poetas,  namorados, amigos e muitos empresários com seu sonho de montar comércio.
O piso em pedras portuguesas e os jardins simples com cercados de madeira deram lugar ao moderno calçadão reinaugurado em dezembro de 2011.
Tanto na primeira inauguração como na sua modernização populares demonstraram opiniões diversas.
Sra. Carmélia B. Mota (moradora do calçadão a mais de 40 anos) lamenta a retirada do piso em pedras portuguesas pois, segundo ela, na ornamentação das pedras havia parte da história da cidade como desenhos da igreja da missão.
Sr. Benício Souza ( comerciante local) acredita que o Prefeito da época  foi um homem corajoso e desafiou todos os paradigmas da mudança em prol da modernidade.
Muitos são os comentários, eu em particular, tenho ótimas recordações do calçadão, sobretudo da minha adolescência quando vinha passar férias em Jacobina lá era o ponto de encontro da nossa turminha e ainda hoje é difícil ir ao calçadão e não encontrar algum amigo para dar aquele oi ou para colocar o papo em dia.
O que realmente importa é que certamente cada um de nós possui alguma boa lembrança desse lugar tão movimentado da nossa cidade.

Problema todo lugar tem. Aqui vejo apenas O melhor da Cidade.

POR PAULA FREITAS, ISPIAKI

Um comentário: